Relacionamento distorcido

jan 16, 2013

É de conhecimento de todos o interesse do Rotary na integração entre os participantes de algum de seus programas como o Rotaract, o Interact e o Rotary Kids. Para o distrito 4770 e acredito que para muitos outros, isso não ocorre com a frequência desejável. Quais são as possíveis causas para esse fato?

Talvez uma das causas seja a forma com que o Rotary se relaciona com os seus programas. Neste caso, direciono-me ao Rotaract Club. As inúmeras ações promovidas por nossos clubes poucas vezes tem o respaldo necessário dos rotarianos. Vemos a relação entre o Rotary e o Rotaract como uma relação entre pai e filho, mas na prática isso quase não ocorre, o que acontece é a redução da atenção dispensada ao Rotaract com o passar do tempo. Mesmo se tratando de jovens maiores de idade, que tem sua autonomia e independência eminentes, a responsabilidade de “pais” deve continuar ocorrendo. É de extrema importância a presença de rotarianos nas reuniões do Rotaract e a participação em todas as ações por ele executadas.

Em nosso distrito, podemos perceber que não há participação considerável dos rotarianos nos eventos realizados pelo Rotaract. Alguns já aconteceram sem a presença de nenhum rotariano.

A independência é muito importante e saudável, mas em contrapartida, permite aos rotaractianos, que por muitas vezes andam sozinhos, se distanciem dos rotarianos de forma natural, pois cria-se uma falsa situação de independência do Rotary. Assim, a resistência ao convite do Rotary é quase sempre inevitável.

O estreitamento dos laços entre esses clubes deve ser trabalhado de forma incansável. Essa mudança tem que partir tanto do Rotary, quanto do Rotaract, a fim de manter sua existência, promover a melhoria de seu quadro social e dar seguimento ao programa Rotaract. A participação dos rotarianos nos eventos, reuniões e todas as suas ações é imprescindível e necessária. Essa participação também deveria ocorrer por vários rotarianos diferentes, pois muitas vezes o que vemos são sempre os mesmos poucos rotarianos participando. Se o Rotary não mudar sua forma de ver e agir diante do Rotaract, continuará perdendo inúmeros sócios potenciais para outros clubes de serviço e entidades do terceiro setor.

* O autor é Rodrigo Ferreira Alves, associado ao Rotaract Club de Frutal-Juca Azevedo (D.4770)

** Foto: Stock.XCHNG

ARTIGOS