Colunistas

Reflexões para este começo de ano

jan 2, 2024

Mais um ano se inicia e com ele temos a oportunidade de renovar nossas esperanças na magia do Rotary, essa organização que nos permite transformar vidas e sermos pessoas em ação. Que a cada dia de 2024 possamos nos tornar seres humanos melhores, com responsabilidade social e ambiental, pensando nos que mais necessitam do nosso apoio e gratos por sermos privilegiados.

Janeiro é o mês da Assembleia Internacional, um momento muito especial para nós. É quando temos a possibilidade de vivenciar a internacionalidade e a diversidade da nossa organização com nossos 529 governadores de distrito e seus parceiros e parceiras, oriundos de cerca de 200 países e áreas geográficas, compartilhando ideias, informações e vivenciando Rotary intensamente ao longo dos cinco dias desse grande encontro.

Só os que participaram de uma Assembleia Internacional do Rotary têm ideia da envergadura e do prazer de participar desse evento. São diversas culturas, raças, religiões, profissões, línguas e muito mais em torno de um mesmo objetivo: termos uma só voz no mundo inteiro. Que a magia do Rotary chegue aos nossos corações e mentes.

Janeiro também é o Mês dos Serviços Profissionais, tema que gostaria de abordar em diversos aspectos. Primeiramente, o Rotary tem suas raízes na diversidade das profissões. Não somos uma instituição formada apenas por engenheiros ou médicos, mas um clube de serviços composto por profissionais de diferentes áreas. Assim, podemos atuar nas nossas comunidades em múltiplos campos.

O fato de sermos rotarianos nos traz a responsabilidade de atuarmos de forma ética e solidária em nossas profissões, utilizando a Prova Quádrupla com nossos companheiros de trabalho, fornecedores e clientes. Somos pessoas em ação que colocam suas aptidões profissionais a serviço do bem comum.

É muito importante que nossos clubes reconheçam os profissionais de destaque em suas comunidades, mostrando que vale a pena ser bom em sua área de atuação e servir de forma justa, ética e solidária com os demais, deixando um legado na sociedade.

Por falar em ética, é importante deixarmos algumas coisas claras. No Rotary, temos muitas pessoas e pensamentos. Alguns se acham no direito de ser donos da verdade e levantar a Prova Quádrupla de maneira leviana. A Prova Quádrupla não foi criada para ser utilizada de forma pessoal, egoísta.

E como podemos nortear nossos pensamentos e ações no Rotary? Por meio do Manual de Procedimento e do Regimento Interno do Rotary International. Assim seremos generosos e rotarianos de verdade.

E os que discordam e atuam fora deles? Para esses, há dois caminhos possíveis. O primeiro é apresentar uma proposta de resolução ou de legislação para mudar o que acham errado. Caso seja uma resolução, essa proposta será avaliada anualmente. Ou será avaliada a cada três anos no Conselho de Legislação (o próximo ocorrerá em 2025). Se a maioria dos delegados dos 529 distritos do mundo achar por bem, poderá haver a mudança. Caso contrário, fica como está.

O segundo caminho é: se esse associado não está de acordo com as normas do Rotary, paciência. Todos nós só ficamos onde queremos e concordamos. Não adianta querer ganhar no grito ou criar conflitos. Somos uma organização democrática internacional composta por pessoas de bem, que falam baixo. Temos normas a serem respeitadas para evitar dúvidas e conflitos, confrontos pessoais. Porque somos pessoas que pensam no coletivo e não apenas em si mesmas. Por isso o Rotary é o que é: uma organização de gente do bem, que faz e quer o bem das outras pessoas. Sejamos democráticos, obedientes às normas e generosos.

Iniciamos 2024 com uma meta: cumprir o Manual de Procedimento e o Regimento Interno do Rotary International. Pois o errado é errado, mesmo que todos estejam agindo assim, e o certo é certo, mesmo que ninguém o faça.

Vamos fazer o certo? Somos rotarianos e precisamos dar o exemplo em nossas comunidades.

*O autor é Henrique Vasconcelos, diretor 2023-25 do Rotary International.