Reconhecimento a rotarianas no Dia Internacional da Mulher

mar 6, 2015

rotariana

Todas as rotarianas merecem ser homenageadas no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Como não é possível mencionar todas elas, o Rotary International produziu uma lista com algumas das associadas que estão fazendo a diferença no mundo. Por meio de sua participação em projetos de saúde materno-infantil, desenvolvimento econômico e comunitário, e outras áreas de enfoque, essas mulheres são exemplos reais da diversidade e alcance global do Rotary.

Ola Al-Awamleh Almasri

Amman, Jordânia

Rotary Club de Amman Capital

Ola Al-Awamleh ajudou a construir um sistema hídrico para uma escola pública da Jordânia. Ela também organizou e apoiou programas de capacitação para estudantes interessados em se tornar empreendedores. Ela foi reconhecida pela Forbes como uma das 50 principais mulheres de negócios do mundo árabe.

Fary Moini

San Diego, California, EUA

Rotary Club de La Jolla Golden Triangle

Ao longo dos últimos dez anos, Fary viajou 19 vezes ao Afeganistão para trabalhar em uma variedade de projetos, desde a construção de escolas, até a implementação de laboratórios de informática e o fornecimento de treinamento para parteiras. Como resultado, ela se tornou uma inspiração para seus companheiros rotarianos.

Christina Covotsou-Patroclou

Limassol, Chipre

Rotary Club de Limassol-Berengaria Cosmopolitan

Christina é associada fundadora do Interact Club de Limassol e ajudou na fundação do Rotaract Club de Limassol-Amathusia, o primeiro Rotaract Club do Chipre. Ela é Companheira Paul Harris e trabalhou com a ShelterBox em 2006 prestando assistência emergencial no Líbano.

Deepa Willingham

Solvang, California, EUA

Rotary Club de Santa Ynez Valley

Deepa é fundadora e presidente da PACE Universal (Promise of Assurance to Children Everywhere), organização sem fins lucrativos que educa meninas de áreas extremamente carentes e combate o tráfico de crianças. Sua organização colabora com Rotary Clubs do mundo todo, fornecendo educação, microcrédito, cuidados médicos, água potável e saneamento, e infraestrutura a comunidades. “Juntos, estamos melhorando a vida de 30 a 40 mil pessoas”, diz Deepa.

Teodora Alinsod Lucero

Laguna, Filipinas

Rotary Club de Santa Rosa Centro

Teodora é parteira em uma clínica que faz cerca de 500 partos por ano. Ela também organiza clínicas e workshops gratuitos para mulheres grávidas em comunidades carentes. Em 2013, ela recebeu da Assembleia Nacional de Parteiras o prêmio Gaward Agham Special Award for Excellence em reconhecimento ao seu trabalho.

Carolyn Jones

Anchorage, Alaska, EUA

Rotary Club de Anchorage East

Carolyn foi a primeira mulher a servir como curadora da Fundação Rotária. Das cinco viagens que fez à Rússia para participar de projetos sociais, três foram para servir como professora pré-escolar de órfãos com dificuldade de aprendizado. Movida por sua paixão pelo trabalho voluntário ela viajou a muitos outros lugares. “Em meus 27 anos como rotariana, já vacinei crianças contra a pólio na Índia, plantei árvores no Brasil, promovi o microcrédito na Costa Rica e entreguei leite em pó para bebês em Uganda”, disse ela.

Bernadette Blackstock

Franklinville, New Jersey, EUA

Rotary Club de Glassboro Sunrise

Bernadette é CEO da People for People Foundation e ajuda pessoas normalmente autossuficientes que estão passando por momentos difíceis e, por isso, não podem pagar por sua alimentação, vestuário, aluguel, serviços públicos, medicamentos e outras necessidades. “Desde 2003, nossa fundação já ajudou mais de 10 mil famílias”, disse ela.

Ginger Vann

Baker, Louisiana, EUA

Rotary Club de Baker

Ginger coordena um programa de orientação para estudantes em situação de risco. Com a ajuda de seu clube, ela reformou uma escola abandonada e conseguiu professores que lecionam diariamente a turmas de 50 alunos. Ela também apoia a capacitação profissional, pois em Baker muitas vezes é impossível encontrar mão-de-obra qualificada. “Nós oferecemos trabalho a todas as pessoas – desempregadas, ativas ou veteranas de guerra”, disse ela.

Saiba mais sobre a história das mulheres no Rotary

Saiba mais sobre estas mulheres em ação

* Rotary News

** Foto: Cortesia de Fary Moini