Reconhecendo conquistas e motivando iniciativas para o próximo semestre

dez 6, 2022

O mês de dezembro reflete em nossa memória afetiva a celebração do Natal e as festividades do Ano Novo. Mas como podemos pensar neste período sob a perspectiva da Fundação Rotária?

Certa vez, conversando com um governador, ele comentou que estava em dúvida sobre quais iniciativas poderiam ser realizadas este mês. Ao final da conversa, concluímos em consenso pela realização de um balanço do primeiro semestre e dos possíveis esforços a serem desenvolvidos no semestre seguinte, focando nas metas e objetivos.

Nesse sentido, solicitei que ele descrevesse as suas metas para a arrecadação, o desenvolvimento de projetos humanitários e educacionais e o apoio à erradicação da pólio. Em um pedaço de papel, o governador escreveu em uma coluna as metas e em outra, os resultados obtidos, sendo que sugeri uma terceira coluna para futuras iniciativas.

O governador comentou que estava programando uma festa de confraternização com a equipe distrital, os governadores assistentes e os presidentes de clubes e familiares. Seria um almoço em um domingo, com companheirismo e muita música, e que ofereceria a oportunidade de reconhecimento e de motivação para os novos desafios.

Percebemos que, durante a festa de fim de ano, também seria fundamental realizar uma reunião presencial ou remota com o grupo de presidentes para estabelecer a superação das metas e construir um legado de serviços.

Assim, deixo aqui uma sugestão de itens para reflexão que permitirão, a cada clube e distrito, cumprir suas metas e avaliar resultados obtidos:

ARRECADAÇÃO

– Como aumentar o fundo anual, em especial por associado?

– A Sociedade Paul Harris (PHS) está ativa?

– Existe uma lista de potenciais grande doadores (US$ 10 mil)?

– Vamos depositar pelo menos US$ 1.000 para o Fundo de Dotações?

– O distrito repassou 20% do FDUC novo para a pólio?

– A sociedade Polio Plus (PPS) foi implantada?

– O número de Empresas Cidadãs está crescendo? Elas estão sendo reconhecidas?

– Cada clube possui um responsável pelo cadastro do Programa Solidário?

– Existe alguma iniciativa relativa à doação direcionada (US$ 30 mil)?

PROGRAMAS

– O Subsídio Distrital facilitou projetos locais dos clubes?

– A implantação de Subsídios Globais está se ampliando?

– O Modelo do Cadre Distrital (MCD) foi implantado e está ativo?

– A Oficina de Projetos tem sido realizada pelo menos uma vez ao ano?

– O distrito tem indicado candidatos à bolsa pró-paz ou às bolsas educacionais?

– Que tal organizar um time de treinamento vocacional (VTT)?

– Os clubes têm apoiado as campanhas de vacinação e estão fazendo advocacia local?

O mês de dezembro vem a ser chave para o sucesso do ano rotário. Agende uma reunião, reconheça as conquistas, desafie as lideranças e planeje iniciativas para superar as expectativas relacionadas à Fundação Rotária!

* O autor é Marcelo Haick, curador 2021-23 da Fundação Rotária.

diretoria@hso.com.br