Clubes em Ação

Voltar

ACERVO

Voltar

NOTÍCIAS

Razões para fazer parte do Rotary

ago 20, 2015

proudmembersquareJennifer Jacobson, uma policial de Chatham-Kent, no Canadá, fez o Intercâmbio de Grupos de Estudos depois de ler um artigo sobre o programa escrito por uma colega que já havia participado. Patrocinada pelo Rotary, ela foi para o Japão em 2009.

“Foi uma experiência absolutamente fantástica que mudou a minha vida”, afirma Jacobson, que viajou na companhia de uma fisioterapeuta, uma musicoterapeuta e um gerente de loja. “Como havia um número limitado de intérpretes, tínhamos que ir juntos a todos os lugares e, assim, aprendemos sobre as profissões uns dos outros. Os nossos anfitriões fizeram questão de nos expor a todos os aspectos da cultura japonesa.”

“O que realmente me prendeu ao Rotary foi a experiência que tive com os rotarianos do Japão. A gentileza, o apoio e a recepção calorosa foram impressionantes.”

Alguns anos depois, Jacobson foi aceita no Centro Rotary pela Paz da Chulalongkorn University, na Tailândia, para um programa de três meses. A experiência foi o que faltava para que ela tomasse a decisão de se associar ao Rotary.

“Eu havia pensado em me associar depois do Intercâmbio de Grupos de Estudos, mas ao concluir o curso na Tailândia tive certeza”, conta Jacobson. “O Rotary me deu muitas oportunidades. Não dava para ficar de fora da organização.”

Como policial, Jacobson lida com casos de abuso infantil e, às vezes, entra em contato com o pior lado das pessoas. Por isso, a bondade que vê em seus companheiros de clube é o que a atrai ao Rotary.

“Quando vou às reuniões semanais, vejo pessoas que querem fazer o bem na comunidade e sempre saio de lá me sentindo feliz”, explica. “Vou embora sabendo que há pessoas boas no mundo. É por isso que continuo no Rotary… Por isso e pelas tantas outras experiências boas que vivi.”

Recentememte, a revista The Rotarian perguntou a associados do mundo inteiro sobre as razões que os levaram a se associar e a permanecer em seus clubes. Veja algumas das respostas:

Eu me juntei ao Rotary para fazer parte de projetos humanitários, e continuei por causa da alegria no rosto dos beneficiários sempre que atendemos a uma necessidade.

Chibuzo Hilary Asogwa

Rotary Club de Ekulu,

Nigéria

Eu tinha o desejo de retribuir à minha comunidade e ao mundo. Meu pai era rotariano, por isso eu sabia muito sobre a organização. Isso foi há cerca de nove anos. Acho que o que me mantém no Rotary são as amizades que fiz não só em meu clube, mas com os rotarianos do mundo todo.

Elizabeth Cohoe

Rotary Club de Cataraqui-Kingston,

Canadá

Somos um casal e ambos temos necessidades especiais. Sabíamos que os rotarianos nos veriam como pessoas, não como deficientes, e que receberiam com prazer nossa contribuição à comunidade. E assim tem sido por mais de dez anos!

David Shaw

Rotary Club de Thornton-Cleveleys,

Inglaterra

Eu me associei ao Rotary para fazer a diferença em minha comunidade. E continuo na organização por estar fazendo isso.

Heather R. Klein

Rotary Club de Alleghany County,

EUA

Eu me associei depois de ter participado de um projeto pós-tsunami no Sri Lanka, em 2005. Este foi meu primeiro contato com um Rotary Club, e eu fiquei tão impressionado com a dedicação dos rotarianos em ajudar os outros que, quando voltei para a Suécia, candidatei-me à associação em um clube de Estocolmo.

Nicholas Thompson

Rotary Club de Stockholm International,

Suécia

O que me atraiu para o Rotaract foram as amizades, as viagens e a possibilidade de desenvolvimento pessoal. Depois de uma década de sucesso como rotaractiano, virei rotariano. A ligação com a família rotária e a realização de projetos em benefício da sociedade em geral me ajudaram a me tonar um verdadeiro rotariano.

Saket Gadkari

Rotary Club de Thane Hills,

Índia

Um dia, me peguei pensando sobre quanto tempo eu estava doando e cheguei à conclusão de que poderia aproveitar muito mais esse tempo se fizesse parte de um clube, em vez de fazer tudo sozinho. Eu me associei para servir ao próximo e fiquei pelas amizades que fiz. É muito bom viajar e ter amigos aonde quer que eu vá.

Aur Beck

Rotary Club de Carbondale Breakfast,

EUA

Sinceramente? Eu me associei para fazer contatos profissionais, mas continuei pelo companheirismo e trabalho em prol das causas nobres.

Craig Howie

Rotary Club de Whitby Sunrise,

Canadá

Quanto mais eu doo, mais recebo. Momentos rotários, desenvolvimento pessoal, amizades e prazer em servir – o Rotary é uma organização que está sempre doando!

Raewyn Kirkman

Rotary Club de Waikato Sunrise,

Nova Zelândia

Eu me juntei ao Rotary para ajudar os oprimidos, e continuo na organização porque em meu clube eu me divirto e faço amizades.

Nze Anizor

Rotary Club de Trans Amadi,

Nigéria

O Rotary me inspira a contribuir para causas humanitárias. Meu clube é uma excelente plataforma de companheirismo e humanitarismo.

Sayeed Chaudhury

Rotary Club de Sonargaon Dhaka,

Bangladesh

* Rotary News (Arnold R. Grahl)

Tags: Rotary, Rotary International, Rotary, razões

ARTIGOS

Share This