Quando seremos campeões também na escola?

jun 2, 2014

capajunhoPaís do futebol? Certamente. País da matemática, da gramática, da história, das ciências? Até agora não. Enquanto no ranking da Copa do Mundo o Brasil está em primeiro lugar, com cinco campeonatos, seguido pela Itália, Alemanha, Argentina e Uruguai, em um ranking mundial do desempenho escolar o nosso país aparece em 38º lugar, na frente apenas do México e da Indonésia, e atrás da Argentina, em um grupo de 40 países.

A pesquisa, divulgada este ano, avaliou a capacidade cognitiva e o rendimento escolar de 40 sistemas educacionais pelo mundo e foi realizada pelo Instituto Person e pelo The Economist Intelligence Unit, vinculados, respectivamente, ao jornal Financial Times e à revista econômica The Economist. No topo da avaliação encontra-se a Coreia do Sul, seguindo-se Japão, Cingapura, Hong Kong e Finlândia.

Na edição de junho de 2014, a Brasil Rotário traz a questão educacional como reportagem de capa não só porque o momento é de reflexão, mas também porque, como sabemos, educação básica é uma das seis ênfases do Rotary e da Fundação Rotária.

Leia a íntegra da reportagem na Brasil Rotário (digital ou impressa) deste mês e conheça também a história de uma cidade gaúcha que trabalha ao lado do Rotary para tornar-se uma referência em educação.

Tags: Rotary, Rotary International, Brasil Rotário, junho de 2014, capa, matéria de capa, educação básica

ARTIGOS