Qual seu pedido para o ano novo?

jan 9, 2023

Janeiro é um mês especial para toda a humanidade. No dia primeiro, comemoramos com familiares e amigos a chegada de um novo ano. É um feriado internacional, o Dia da Confraternização Universal, conforme reconhecido pela ONU, e o Dia Mundial da Paz, instituído pelo papa Paulo 6º.

Durante o Réveillon, todos cantamos, embalados, algumas estrofes muito conhecidas: “Adeus, ano velho! Feliz ano novo! Que tudo se realize no ano que vai nascer!”. E seguimos tradições, como pular sete ondas e fazer um agradecimento, comer lentilhas para ter sorte e boas energias, usar roupas brancas para buscar a purificação, comer romã para atrair a prosperidade, e brindar com champanhe por celebração e riqueza.

Neste mês celebramos a amizade, a solidariedade e o início de um novo ciclo de esperança no bem-estar e melhores momentos para todos. Um desejo alinhado com a visão do Rotary International e da Fundação Rotária.

A Fundação Rotária, por meio de seus programas humanitários, educacionais e de erradicação da pólio, exerce um papel estratégico para implantarmos a nossa visão.

Ao compartilharmos os exemplos de clubes, percebemos como temos o poder de fazer o bem e alavancar a cidadania de milhares de pessoas que merecem oportunidades de uma vida mais digna e justa. Nosso papel é somente facilitar as coisas a acontecerem.

Rotary Clubs da Malásia e da Índia usaram um subsídio do Rotary para construir sanitários femininos em uma escola de Chennai, na Índia. Com isso, aumentou o número de meninas que não faltam às aulas.

O Rotary Club de Ikeja, na Nigéria, lançou um programa de microcrédito livre de juros para 20 beneficiários usarem em seus próprios negócios. A iniciativa é voltada a profissionais como carpinteiro, alfaiate, barbeiro, cabeleireiro e vendedor de alimentos.

O Rotary de Caruaru-Sul, em Pernambuco, e o de Johnson City, nos Estados Unidos, receberam um Subsídio Global para o projeto Água para Vidas, desenvolvido em colaboração com a Habitat para a Humanidade Brasil, parceira do Rotary. O projeto visa a melhoria da saúde e a qualidade de vida das famílias na região semiárida do Nordeste brasileiro, fornecendo acesso à água tratada durante todo o ano.

Como curador da Fundação Rotária, minha mensagem de ano novo é de agradecimento pela contribuição financeira de todos ao Fundo Anual, Fundo Polio Plus e Fundo de Dotação do Rotary, uma demonstração de engajamento e confiança. E que busquemos cada vez mais parceiros institucionais e corporações empresariais, estimulando filantropos, testamentos e doações direcionadas.

Muito ouvimos que não devemos contar nossos desejos, pois podemos ser chamados de loucos ou sonhadores, receber uma virada de olhos ou até uma risada, mas, quando desejamos algo profundamente e confiamos, tudo fica mais fácil. Simples assim!

Vou finalizar confessando meu pedido para o ano novo: que todos os clubes desenvolvam um projeto em sua comunidade e contem com a Fundação Rotária como parceira nessa iniciativa.

* O autor é Marcelo Haick, curador 2021-23 da Fundação Rotária.

diretoria@hso.com.br