Colunistas

Qual o valor da proposta da Fundação Rotária?

jul 1, 2022

Recentemente, fui indagado sobre como poderiam ser definidas as prioridades da Fundação Rotária a partir de 1º de julho. Passei alguns dias refletindo, mas no fundo gostaria de responder com um comentário além das expectativas.

O mais importante para um líder no Rotary é, sem dúvida, desenvolver uma comunicação eficiente, clara e objetiva, que sensibilize o coração e desafie a mente dos nossos associados.

Os programas da Fundação Rotária oferecem um valor significativo a todos os envolvidos, e é por meio da comunicação carismática, empática e apaixonada que demonstramos nossos diferenciais e vantagens – e os impactos para os beneficiados, definindo o valor da nossa proposta.

Com a ajuda de histórias inspiradoras, narradas com emoção e lógica, os líderes demonstram os benefícios de nossos programas. Com a emoção desenvolve-se o desejo e, por meio da lógica, cria-se a confiança. Dessa forma, está formado o binômio desejo-confiança, tão importante para o estabelecimento de prioridades, como nesses exemplos de boas narrativas:

“Um clube realizou pela primeira vez um projeto financiado por Subsídio Global. Uma equipe de associados identificou as necessidades da comunidade, desenvolveu parcerias e implantou um programa para melhorar a capacitação dos professores de uma escola pública na periferia, tendo como resultado aulas mais dinâmicas e menor evasão escolar.”

“Vários clubes definiram a estratégia para melhorar a cobertura vacinal em sua cidade. Para isso, seus associados visitaram as autoridades públicas de saúde e lideranças comunitárias, incentivando a imunização das crianças nas escolas e creches, trabalho que, após seis meses, levou a um aumento de 12% dos índices iniciais.”

“As lideranças distritais definiram uma meta ousada de arrecadação, combinando as iniciativas dos clubes a uma grande campanha distrital com práticas criativas, como a vaquinha eletrônica e, via Associação Brasileira da The Rotary Foundation, doações empresariais de grande porte. Com isso, desejam atingir US$ 100 mil em doações totais.”

“Um clube desenvolveu parceria com uma escola e, por meio dos Prêmios Rotários de Liderança Juvenil, identificou alunos com grande potencial, oferecendo-lhes bolsas educacionais em empreendedorismo, solução de problemas e liderança. Cinco desses alunos já iniciaram estágio remunerado.”

Respondendo à indagação, entendo que as experiências tornam os clubes mais dinâmicos e atrativos, e os associados, mais engajados. Isso significa maior retenção e a possibilidade de atrairmos novos associados, alcançarmos maior visibilidade e efetuarmos novas doações para nossa Fundação.

Ao visitar os projetos e interagir com os envolvidos, os líderes conversam com os beneficiados e, ao escutar os testemunhos, se emocionam com os resultados alcançados, como a melhoria de vida para centenas de pessoas e comunidades que se tornam, cada vez mais, braços e vozes atuantes no compartilhamento dessas boas histórias, determinados a modificar a realidade que se apresenta.

* O autor é Marcelo Haick, curador 2021-23 da Fundação Rotária.

diretoria@hso.com.br