Proteção à saúde dos agricultores

abr 17, 2018

O projeto de instalação de fossas sépticas biodigestoras recebeu a visita do governador distrital Celso Martins

O projeto de instalação de fossas
sépticas biodigestoras recebeu a visita do
governador distrital Celso Martins

Área rural de município paulista é beneficiada por projeto de Subsídio Global

A saúde de centenas de moradores do meio rural, na cidade paulista de Lins e microrregião, está mais protegida, desde que 75 fossas sépticas biodigestoras foram instaladas, em substituição às fossas negras, evitando que o solo e a água do lençol freático continuassem sendo contaminados pelo esgoto sanitário doméstico. Essa iniciativa, que beneficiou cerca de 360 pessoas, integrantes de famílias de agricultores que vivem em 91 casas, foi finalizada no período 2017-18 e ocorreu graças a um projeto de Subsídio Global da Fundação Rotária no valor total de 39 mil dólares (aproximadamente 127.500 reais).

Inserido na ênfase Recursos Hídricos e Saneamento, à qual o Rotary dedica o mês de março, o projeto teve início em 2015-16, ano em que foi inscrito na plataforma Matching Grants. O Rotary Club de Flower Mound, EUA, e seu respectivo distrito, 5790, tornaram-se parceiros e, em seguida, os Rotary Clubs de Lins-Norte, Lins-Sul e o distrito 4480 também aderiram. Em 2016-17, o trabalho de instalação das fossas começou a ser executado.

Os agricultores beneficiados pela iniciativa participaram de um workshop sobre saneamento rural

Os agricultores beneficiados pela
iniciativa participaram de um workshop
sobre saneamento rural

“A saúde das famílias de agricultores foi preservada, bem como a qualidade da água utilizada para irrigação das plantações de alimentos produzidos nas unidades agrícolas, em especial, hortaliças, frutas, grãos, tubérculos e legumes, além das criações animais”, destaca o engenheiro agrônomo Hemerson Fernandes Calgaro, que é associado ao Rotary Club de Lins. O projeto de tratamento sanitário ainda incluiu um workshop sobre saneamento rural, no Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium de Lins, em 22 de junho. Com a ajuda da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e do Sindicato Rural de Lins, os agricultores beneficiários foram identificados e convidados a assistir a palestras pertinentes ao projeto, que também recebeu apoio da Associação de Produtores e Olericultores de Lins e Região, Sabesp e Horto Florestal de Lins.

Você também pode mudar a vida da sua comunidade com um projeto de Subsídio Global!
Saiba como em www.rotary.org