Todos os distritos brasileiros já apresentaram pelo menos um candidato às Bolsas Rotary pela Paz nos últimos dez anos, sendo que 31 foram aprovados. O distrito 4610 conseguiu quatro aprovações, seguido pelos distritos 4530 e 4710 com três cada, os distritos 4430, 4470, 4570 e 4720 com dois cada, e os distritos 4410, 4420, 4480, 4540, 4550, 4580, 4590, 4620, 4640, 4651, 4680, 4700 e 4770 com uma aprovação.

Mestrado
Oferecemos bolsas de mestrado em cinco excelentes universidades para estudos de paz e prevenção/resolução de conflitos.

Aperfeiçoamento profissional
Para os que têm uma experiência maior em campos relacionados à paz, oferecemos um programa de três meses na Chulalongkorn University, em Bangcoc, na Tailândia. Esse programa engloba um estudo de campo de duas a três semanas. Fornecemos até 50 bolsas de aperfeiçoamento profissional por ano. Hoje em dia, mais de 600 bolsistas estão fazendo a diferença em cargos governamentais e organizações ao redor do mundo. Os distritos interessados devem entregar à Fundação Rotária as inscrições dos candidatos à bolsa até 1º de julho. A seleção dos bolsistas será feita com base em mérito. Para mais informações consulte Centros Rotary pela Paz – guia para rotarianos em http://bit.ly/CRPguia. O governador deve indicar uma comissão para selecionar o candidato do distrito.

Comissão distrital da Fundação Rotária
Esta comissão auxilia o governador a motivar e informar os rotarianos sobre os programas da Fundação Rotária e atividades de arrecadação de fundos, servindo de elo entre a Fundação e os rotarianos. O governador é membro ex officio desta comissão. O presidente da comissão deve servir como membro ex officio de todas as subcomissões, mantendo-se informado sobre o andamento de seu trabalho e dando apoio direto sempre que preciso. É necessário que cada clube tenha a sua comissão, facilitando toda a mobilização para o alcance das metas anuais.

Treinamentos sobre a fundação
Informações sobre a Fundação Rotária são apresentadas e discutidas em sessões do Seminário de Treinamento de Presidentes Eleitos, Assembleia Distrital, Seminário Distrital da Fundação Rotária e Seminário sobre Gerenciamento de Subsídios. O Seminário Distrital da Fundação Rotária deve ser realizado até 15 de novembro. O coordenador regional da Fundação Rotária e a Comissão Distrital da Fundação ajudarão na execução deste evento.

O Seminário sobre Gerenciamento de Subsídios é necessário para manter o clube qualificado. Os clubes interessados em Subsídios Globais ou Predefinidos devem enviar todos os anos pelo menos um representante ao seminário. O treinamento pode ser realizado como evento separado ou pode ser acoplado a outras reuniões distritais. O Guia para líderes do seminário sobre gerenciamento de subsídios e o Manual de participante estão em rotary.org/pt/grants.

* Os autores são José Carlos Carvalho e Celso Alves, coordenadores regionais da Fundação Rotária para as Zonas Rotárias 22A e 23A, e para a Zona 22B, respectivamente.