A educação foi a primeira área na qual a Fundação Rotária se engajou, muito antes dos programas humanitários, abraçados no final da década de 1960 e nos anos 1970. A educação é fator vital para uma vida bem-sucedida, e o Rotary pode ajudar.

A Visão de Futuro oferece uma tremenda liberdade no que concerne a bolsas de estudos. Eu argumentaria que a Visão de Futuro aperfeiçoa significativamente o atual programa de bolsas de estudos. Permite que os estudantes sejam patrocinados tanto localmente quanto no exterior, em todos os níveis, por qualquer período de tempo, seja para um título ou diploma, ou simplesmente para um período de estudos.

O cronograma atual para as bolsas de estudo que formam embaixadores da paz é longo – 18 meses. No âmbito da Visão de Futuro, as bolsas oferecem máxima flexibilidade e prazo reduzido. Um distrito pode manter o prazo de 18 meses, caso funcione para ele em particular, mas isso não é mais necessário.

Sob as regras dos subsídios globais, clubes e distritos podem lançar mão de recursos próprios ou do Fundo Distrital de Utilização Controlada (FDUC) para receber uma equiparação do Fundo Mundial pelos alunos de graduação estudando no exterior em uma das seis áreas de foco. Os distritos podem optar por financiar o estudante por apenas um ano ou por toda a graduação, com até quatro anos de duração. O orçamento mínimo dos subsídios globais é de 30 mil dólares, mas a concessão pode ser maior do que isso, possibilitando a estudantes talentosos completarem os programas de graduação, o que fará grande diferença no mundo.

Continuemos, pois, o nosso empenho na área de educação, Fortalecendo as Comunidades e Unindo Continentes, por meio do lema Dar de Si Antes de Pensar em Si.

* O autor é Carl-Wilhelm Stenhammar, presidente do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.