Projeto Mãe Canguru ajuda mães e bebês prematuros no Espírito Santo

abr 27, 2017

Na edição de abril, mês que o Rotary dedica a projetos e iniciativas em saúde materno-infantil, destacamos os projetos Mãe Adolescente e Mãe Canguru, realizados pelo médico e rotariano Francisco Luiz Zaganelli, com apoio e patrocínio de seu clube, o Rotary Club de Vitória-Praia Comprida, ES (distrito 4410).

O Mãe Canguru é realizado com um método de amamentação em que o prematuro de baixo peso não precisa ficar retido em uma UTI neonatal. Ele fica atado verticalmente ao colo da mãe (ou do pai), em contato pele a pele, o que estimula a correta respiração do bebê. A primeira criança a participar do projeto, em 2015, foi uma menina, Cecília, que nasceu com apenas 762 gramas a partir de uma gestação de apenas 28 semanas, considerada tecnicamente uma prematura extrema.

A mãe, então com 21 anos, tendo passado aos 15 por uma gravidez prematura em que o bebê não sobreviveu, tinha receio de pegar Cecília no colo e amamentá-la, mas aos poucos, graças ao método de amamentação, foi tomando coragem e cuidou da filha por três semanas na enfermaria do projeto.

Hoje Cecília está com quase dois anos e cresce muito saudável.

Equipada com a ajuda do Rotary Club de Vitória-Praia Comprida graças ao trabalho voluntário dos seus associados e a um Subsídio Distrital, a enfermaria começou acolhendo Cecília e hoje ajuda muitas outras mães e filhos.

Saiba mais sobre a iniciativa aqui.