Projeto cria livro de receitas para pessoas com deficiências visuais

mai 19, 2014

1111

Uma mulher acrescenta tomates a uma panela cheia de verduras em Bursa, Turquia. Por causa de sua deficiência visual, ela conta com a ajuda da esposa de um rotariano turco.

Outros cozinheiros e cônjuges de rotarianos preparam almôndegas, descascam batatas e cortam berinjelas na cozinha enquanto um homem, na sala ao lado, lê as instruções no livro de receitas em Braille “Good Smells From the Kitchen”.

“Pela primeira vez na vida, preparei almôndegas com lentilhas”, diz Sϋheyla Karayalçin, uma das pessoas que recebeu o livro. “Quem experimentou, gostou!”

A atividade é parte de um projeto de rotarianos do oeste da Turquia que se emparceiraram com uma biblioteca para produzir um livro de receitas em Braille e em CD. A biblioteca imprime e grava ambas as versões e as distribui gratuitamente aos usuários, enquanto que os rotarianos arrecadam fundos e procuram patrocinadores para imprimir novos exemplares.

Günes Ertaş explica que os associados do seu clube tiveram a ideia depois que usaram um subsídio do Rotary para ajudar a biblioteca a comprar o equipamento para impressão em Braille. A esposa de Ertaş, Fίgen, coletou mais de 100 receitas para o livro.

“Pedimos para os cônjuges de rotarianos enviarem receitas que poderiam ser feitas por deficientes visuais”, explica Ertaş. “As receitas precisam ser objetivas, com medidas em xícaras e em colheres, e não em gramas ou litros.”

Um comitê formado por nutricionistas, cozinheiros e usuários da biblioteca testou cada receita antes de escolher as 100 que fariam parte do livro. O chef Omur Akkor preparou cada uma delas com os olhos vendados para adaptar as instruções conforme necessário.

O livro e utensílios de cozinha foram distribuídos gratuitamente a usuários da biblioteca, os quais puderam praticar as receitas em aulas de culinária realizadas em Izmir e Bursa. Em dezembro, cônjuges de rotarianos organizaram em Balikeshir uma aula de culinária para crianças com deficiências visuais e para suas mães.

O livro ficou em primeiro lugar no Gourmand World Cookbook Award da Turquia na categoria “livro de receitas mais inovador” e “melhor livro de receitas para fins caritativos”, e participará da final mundial em Bejing.

O projeto foi divulgado na televisão turca e selecionado pela Sabanci Foundation como um dos 100 projetos transformadores. Günes diz que os rotarianos continuam procurando novos patrocinadores para imprimir cópias adicionais dos livros em Braille, as quais custam 150 dólares.

– Leia o blog sobre o projeto

* Rotary News (Arnold R. Grahl)

** Foto: Figen Ertas

Tags: Rotary, Rotary International, 2014, livro de receitas, projeto