Você entrou no Rotary para fazer a diferença, pois nosso lema maior, Dar de Si Antes de Pensar em Si, nos permite que com integridade e vontade possamos fazer as mudanças que queremos.

Quando assumimos uma causa vamos até o fim, e isto é o que nos impulsiona a lutar junto aos nossos parceiros para que o mundo se livre da pólio. Nunca estivemos tão perto de acabar com esta doença. O Rotary arrecadou mais de 1 bilhão de dólares, além de ter dedicado incontáveis horas de trabalho voluntário a esta causa.

Não há cura para a pólio, mas a vacina a previne. Em 2013, a Iniciativa Global de Erradicação da Pólio (GPEI) lançou o Plano Estratégico Final com um roteiro abrangente para acabar com a poliomielite em 2018. Mais de 450 cientistas expressaram seu apoio ao plano da GPEI, e mais de 4 bilhões de dólares foram prometidos para sua implementação por doadores novos e outros que já participavam desta luta.

O programa contra a pólio prossegue com os esforços no apoio e fortalecimento dos sistemas de imunização em 10 países considerados prioritários, e até o final de 2015 espera-se que 126 países introduzam a vacina inativada da poliomielite em seus calendários de imunização. Simultaneamente, o programa continuará intensificando o foco no fim da transmissão nos países endêmicos (Afeganistão, Paquistão e Nigéria) e na interrupção dos surtos.

Novo ano e novos desafios
Com os subsídios da Fundação, os rotarianos podem enfrentar desafios como a pobreza, o analfabetismo e a subnutrição com soluções sustentáveis de impacto duradouro.

Os Subsídios Distritais permitem aos clubes e distritos atenderem necessidades imediatas de comunidades locais e internacionais. Os Subsídios Globais, que variam de 15 mil a 200 mil dólares, financiam projetos internacionais de maior escopo, equipes de formação profissional e bolsas de estudos que tenham resultados sustentáveis e mensuráveis, ligados a pelo menos uma das nossas seis áreas de enfoque. Os Subsídios Pré-definidos permitem que clubes e distritos trabalhem com parceiros estratégicos do Rotary para implementar projetos pré-elaborados.

Fechamos o mês de abril com a aprovação de 566 projetos de Subsídios Globais, 423 Subsídios Distritais e 18 Pré-Definidos. Além disso, 67% de todos os projetos encaminhados foram de Subsídios Globais, seguido de 31% de Subsídios Distritais e 2% de Pré-Definidos.

Iniciando em 1º de julho o segundo ano do lançamento mundial dos novos subsídios do Rotary, esperamos que todos os distritos brasileiros se dediquem mais à elaboração de projetos que venham ao encontro das maiores necessidades de nossas comunidades. Contem conosco!

* Os autores são José Carlos Carvalho e Celso Alves, coordenadores regionais da Fundação Rotária para as Zonas Rotárias 22A e 23A, e para a Zona 22B, respectivamente.