Preparando-se para liderar e servir

set 2, 2019

O fortalecimento do quadro associativo foi tema da primeira sessão de trabalho desta segunda-feira. O coordenador regional de Rotary, Valdemar Lopes Armesto, foi o instrutor em uma das salas

“Nós teremos uma belíssima jornada esta semana. Vocês sairão daqui melhores do que chegaram”, declarou o diretor do Rotary International, Mário César Camargo, aos governadores de distrito 2020-21 e cônjuges na sessão de abertura do Seminário de Treinamento dos Governadores Eleitos (Gets).

A capacitação dos governadores eleitos começou ontem, no final da tarde, e segue em ritmo intenso até quarta-feira. O Gets dá início à programação do 42º Instituto Rotary do Brasil, maior encontro anual do Rotary no país, que volta à capital federal depois de 21 anos. O evento está sendo inteiramente realizado no Complexo Hoteleiro Royal Tulip e contará com muitas sessões de trabalho, atualização e debates, além da Feira Internacional de Projetos e de ótimos palestrantes, com destaque para o presidente do Rotary International, Mark Maloney. Confira a programação completa no site do Instituto e garanta sua presença em Brasília: www.institutorotarybrasil.org.br

O Gets é realizado em formato semelhante ao da Assembleia Internacional, que em janeiro de 2020, na cidade de San Diego, nos Estados Unidos, completará o treinamento dos governadores que administrarão os 530 distritos do Rotary em todo o mundo a partir de 1º de julho do próximo ano. Estarão ali cerca de 2.500 pessoas em treinamento, oriundas de 200 países e regiões geográficas. “Quem poderia ter tal experiência fora do Rotary?”, ressaltou Mário César. “É um presente que o Rotary está dando a vocês como ensinamento de vida”, acrescentou o diretor, que foi treinador de equipe em três assembleias e contou que, em San Diego, a divisa Come to learn, go for serving [Venha aprender, saia para servir] adorna uma das entradas do espaço de reuniões.

“Seus distritos os escolheram para essa função porque entendem que vocês estão preparados para exercê-la”, afirmou o coordenador do Gets, César Scherer, em sua primeira fala aos governadores eleitos. “O que nós queremos fazer aqui, na verdade, é trocar experiências.”

Luiz Gustavo Kuster Prado, coordenador geral do Instituto, e Paulo Eduardo de Barros Fonseca, instrutor geral do Gets, também deram as boas-vindas aos governadores eleitos.

O diretor Mário César citou números que ilustram a importância atribuída pelo Rotary à capacitação de seus associados: 8,5 milhões de dólares são destinados anualmente a esse fim (cifra equivalente a 11% do orçamento anual do Rotary International). Somente a Assembleia Internacional mobiliza 3,7 milhões de dólares. “O Rotary colocará o que há de melhor à disposição de vocês. É uma aventura fascinante”, concluiu, antes de agradecer toda a equipe do Instituto de Brasília.

Confira uma galeria com momentos do Seminário de Treinamento dos Governadores Eleitos

(Passe o mouse pelas imagens para visualizar as legendas)