No Instituto Rotary de Goiânia, realizado em setembro, tivemos a alegria e o entusiasmo de participar ativamente dos treinamentos dos governadores distritais eleitos e indicados, mostrando a eles o que é a Fundação Rotária, sua importância dentro do Rotary International, o que é o Plano Visão de Futuro e a importância de sua fase de transição para a implantação total, em todos os distritos rotários, a partir de 1o de julho de 2013.

Ressaltamos a importância de todo rotariano ter a consciência de contribuir anualmente à Fundação com 100 dólares, o que nos daria uma condição mais que especial em projetar projetos importantes para as nossas comunidades. Este é o nosso futuro e também o nosso maior compromisso: pôr em prática o objetivo do Rotary de preservar e melhorar a humanidade.

O Instituto de Goiânia foi um sucesso, assim como a nova forma de treinamento aplicada, dando aos futuros governadores melhores condições preparatórias para a Assembleia Internacional de San Diego. Debatemos assuntos de real interesse dos distritos e atualizamos conceitos de fundamental importância para a sua gestão. Parabéns a todos os participantes. Temos certeza de que eles agregaram valores, princípios e conhecimento rotário.

Premiações

Durante o Instituto, premiamos todos os distritos brasileiros que alcançaram a meta de arrecadação de 100 mil dólares no ano rotário 2010-11. Os distritos 4420, 4430 e 4480 – os três que conquistaram as maiores arrecadações no ano passado – receberam uma premiação especial.

Prestamos também uma homenagem especial aos distritos da Zona 22B, que alcançaram uma marca maravilhosa de arrecadação no ano passado, da ordem de 1.723.172,79 dólares – um crescimento de 159% em relação a 2008-09 e de praticamente 50% em relação a 2009-10.

Parabéns a todos os distritos que colaboraram com essa performance fabulosa.

Clubes e distritos: promovam os Centros Rotary

O programa Centros Rotary de Estudos Internacionais é uma iniciativa da Fundação Rotária que concede bolsas de mestrado em disciplinas voltadas à promoção da paz, resolução de conflitos, relações internacionais ou áreas correlatas. Desenvolvido em sete centros e oito universidades ao redor do mundo, o programa é oferecido em dois formatos:

– Curto, com certificado de desenvolvimento profissional
O objetivo maior deste formato é fortalecer as lideranças de hoje. São três meses de curso, com duas turmas por ano (uma de janeiro a abril, outra de junho a agosto). Cada uma delas reúne até 25 candidatos, selecionados para cada período (ou seja: um total de 50 bolsistas por ano). São realizadas ainda duas a três semanas de experiência de campo.

– Longo, com diploma de mestrado
Seu principal objetivo é construir as lideranças de amanhã. Realizado em seis centros, espalhados por sete universidades mundo afora, ocorre num prazo de 16 a 24 meses, com calendário diferente para cada universidade. São matriculados pelo menos dez novos bolsistas por ano (no máximo 60) e feitos de dois a três meses de experiência de campo.

Cronograma do programa

– 1º de julho: os distritos com candidatos enviam suas solicitações à Fundação Rotária.

– Julho-agosto: as solicitações são processadas e distribuídas aos membros do Comitê de Seleção.

– Julho-setembro: os membros desse comitê leem as solicitações e dão notas a todos os candidatos.

– 30 de setembro: data limite para submissão das notas à Fundação Rotária.

– 10 a 14 de outubro: reunião do comitê para seleção final dos bolsistas.

É importante explicar que todo esse processo começa nos Rotary Clubs, responsáveis por receber as solicitações de bolsa, aprová-las e enviá-las aos distritos. Só então os distritos analisam, selecionam e aprovam as indicações para a seleção mundial da Fundação Rotária.

* Os autores são Henrique Vasconcelos e José Carlos Carvalho, coordenadores regionais da Fundação Rotária para a Zona 22B, e para as Zonas 22A e 23A, respectivamente.