Pode me chamar de Barry

jul 2, 2018

O novo presidente do Rotary, Barry Rassin, detém o equilíbrio perfeito entre a gentileza do povo das Bahamas e a liderança com confiança

A muitos quilômetros da costa das Bahamas, Barry Rassin, o presidente 2018-19 do Rotary International, se equilibra no balanço da proa do iate Rat Bat. Aqui não há enormes navios de cruzeiro nem jet skis barulhentos, apenas barcos de passeio ocasionais e o som das ondas batendo no casco. No mar turquesa, tartarugas gigantes deslizam pelo fundo
do oceano.

“Para mim, o mar é liberdade, tranquilidade”, ele diz. “Quando estou na água, tudo desaparece. Você sente que está em harmonia com o mundo e nada pode dar errado.”

Há poucos minutos, chuviscava, mas agora o sol fraco de dezembro tenta aparecer. De repente, uma embarcação passa e o Rat Bat balança. Sem se deixar abalar, Rassin permanece em posição, observando o encontro do céu e do mar na linha do horizonte.

No final da tarde de 12 de janeiro de 2010, ele e sua esposa, Esther, estavam em casa, em Nassau, capital das Bahamas, quando um terremoto de sete graus de magnitude atingiu o Haiti, a cerca de 850 quilômetros de distância. Logo em seguida, Rassin recebeu um telefonema de Errol Alberga, da Jamaica. À época, Alberga era o governador do distrito 7020, que inclui esses três países, além de diversas outras nações nas ilhas que formam as Índias Ocidentais. Alberga contou a Rassin – ex-governador do distrito e então presidente do famoso Doctors Hospital em Nassau – sobre o terremoto e pediu que ele liderasse o trabalho de ajuda oferecido pelo Rotary. Rassin passou o resto da noite andando pela sala de sua casa, enquanto falava ao telefone com outros líderes do Rotary na região. Em um canto do cômodo, a televisão mostrava imagens do Haiti em ruínas e, na parte de baixo da tela, um alerta de emergência chamou sua atenção: um tsunami poderia estar a caminho das Bahamas. Uma onda marítima tão extraordinária que poderia inundar todo o país.

Leia a matéria na íntegra na edição de julho da Revista Rotary Brasil (digital ou impressa).