Colunistas

Planos para 2021 e depois

jan 6, 2021

Janeiro finalmente chegou. Ao olharmos para 2021, nosso pensamento não precisa parar no final destes 365 dias. Você está pensando adiante, no que fará em 2022, 2023 e depois?

Não podemos prever o futuro, mas podemos seguir o rumo para onde queremos ir. Acredito ser importante que todos os clubes de Rotary realizem ao menos uma reunião estratégica por ano. O ex-diretor do Rotary International Greg Yank, que tem bastante experiência em trabalhar com clubes em seus planos, compartilha seu ponto de vista:

Greg Yank Diretor 2017-19 do Rotary International (Foto: Samuel Zuder)

Greg Yank
Diretor 2017-19 do Rotary International
(Foto: Samuel Zuder)

Um famoso aforismo afirma: “Falhar em se preparar é se preparar para falhar”. O planejamento é essencial para alcançar o sucesso em todas as áreas da vida, incluindo o Rotary, e estamos melhorando a cada ano.

O planejamento estratégico para Rotary Clubs funciona. Tenho ajudado muitos clubes a encontrar esse caminho, trabalhando com eles para construir o que chamo de um diagrama, um plano plurianual que responde à pergunta fundamental: “Qual é a nossa visão para o nosso clube?”. Os melhores planos que tenho visto são aqueles focados, quando um clube concentra seus recursos nas melhores oportunidades que tem. Não é possível ao seu clube atender a tudo o que desejam os associados e a comunidade a que serve, pois os recursos humanos, financeiros e de tempo são limitados. Um plano de sucesso leva em consideração os pontos fortes e fracos para traçar o melhor rumo a ser seguido pelos associados.

Comece a construir um plano estratégico plurianual fazendo um brainstorming com o seu clube, perguntando: “Quais são as nossas iniciativas e prioridades para os próximos dois a três anos?”. Documente as respostas utilizando uma linguagem voltada à ação que seja específica, concreta e mensurável quanto aos objetivos estipulados.

Em seguida, reduza as iniciativas a um conjunto básico de três a cinco prioridades. O seu clube então desenvolverá objetivos específicos para cada iniciativa, indicando quem estará envolvido, metas a serem alcançadas, como o progresso será monitorado e um cronograma para conclusão. Mantenha seu plano curto e simples.

E então o coloque em prática. Avalie o progresso atingido depois de realizar as iniciativas e revise o plano conforme necessário pelo menos uma vez por ano. O Rotary tem um modelo sólido para auxiliar os clubes em seu planejamento, você o encontra em my.rotary.org/pt/document/strategic-planning-guide

Queremos enriquecer e inspirar nossos clubes com novas discussões e ideias. Porém, a questão é: como atrair os diversos profissionais de diferentes origens, idades e experiências, e que sejam movidos por um forte senso de integridade da mesma forma que nós?

Por meio do planejamento estratégico, exploramos essa questão para definir a própria natureza do nosso clube e o valor que ele oferece a seus associados e à comunidade. Cada clube é diferente e seu valor será único. Durante o processo de planejamento, os clubes também podem descobrir que algumas das atividades que costumavam fazer deixaram de ser relevantes ou atraentes.

Com o plano estratégico em mãos, é hora de o seu clube agir e realizar as mudanças necessárias. Quando fazemos isso – envolvendo associados em clubes vibrantes e ativos que não apenas se divertem, mas também atendem suas comunidades com projetos de impacto real e duradouro –, nossos clubes se fortalecem. E quando descobrimos o que torna nossos clubes únicos, e nos baseamos nesses valores fundamentais em todos os nossos esforços, O Rotary Abre Oportunidades para enriquecer a vida de todos.

* O autor é Holger Knaack, presidente 2020-21 do Rotary International.

Colunistas

Planos para 2021 e depois

jan 6, 2021

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Quisque euismod blandit leo in euismod. Suspendisse ultrices egestas porttitor. Cras venenatis congue vehicula. Duis in eros urna. Aliquam iaculis neque et finibus iaculis. Sed tristique et leo quis gravida. Ut vitae neque porttitor orci scelerisque egestas pharetra id ligula. Integer viverra purus sit amet mi posuere sodales. Aliquam at fermentum libero. Cras eget tincidunt nulla, at vulputate velit. Nam vel diam et eros tristique vestibulum. Praesent et augue sed magna iaculis vestibulum.

Quisque et varius est. Aenean quis scelerisque tellus. Phasellus auctor id dui quis fermentum. Cras velit nulla, ullamcorper a mi vitae, consequat dapibus nisl. Ut dapibus diam quis arcu consectetur, sed consequat risus pellentesque. Aliquam in tortor quis ligula auctor maximus vel quis ipsum. Curabitur vitae est urna. Curabitur est ipsum, convallis vitae elit et, sagittis rhoncus nulla.