Planejamento é a chave do crescimento associativo

jan 5, 2015

O maior distrito do Brasil não para de crescer e prova que o Rotary dá certo também nas pequenas cidades

capajaneiro2015Localizado no interior do Paraná, na fronteira com o Paraguai e a Argentina e na divisa com Santa Catarina, o 4640 é o maior distrito rotário do Brasil e o maior do Hemisfério Sul em número de associados – considerando-se apenas os distritos localizados num único país. O que mais impressiona é que ele não para de crescer, fruto de um amplo trabalho de planejamento.

A experiência do 4640 foi compartilhada por César Luis Scherer no último Instituto Rotary do Brasil, na cidade de Natal, RN, em setembro. Scherer foi governador do distrito no período 2009-10, oportunidade em que o 4640 já era grande, reunindo 84 Rotary Clubs. Naquela ocasião ele havia alcançado a posição de maior distrito do país em número de associados. E o crescimento prosseguiu, tornando-se também o maior do Hemisfério Sul em 2011.

Hoje o 4640 conta com 102 clubes e cerca de 2.800 associados. Segundo o atual governador, Celso Luiz Fracaro, associado ao Rotary Club de Guarapuava-Lagoa, PR, a sua meta é entregar o distrito com 108 clubes em 31 de junho, ou seja, no final deste período rotário. Das novas unidades rotárias planejadas, já há quatro em formação, e que devem receber em breve a Carta Constitutiva.

* Leia a matéria completa na edição de janeiro da Brasil Rotário (digital ou impressa).

** O autor é Jadir Zimmermann, jornalista e associado ao Rotary Club de Marechal Cândido Rondon, PR (distrito 4640).

Tags: Rotary, Rotary International, 2015, capa, Brasil Rotário, crescimento do quadro associativo

ARTIGOS