Colunistas

Pense grande, aja grande

abr 5, 2023

Em carta de 1874 ao seu irmão Theo, Vincent Van Gogh escreveu: “Se você realmente ama a natureza, encontrará beleza em todos os lugares”. Os quadros do pintor revelam seu amor pela natureza, seja na luminosidade dos girassóis, no tronco retorcido das oliveiras ou no céu estrelado sobre uma aldeia provençal. Quando vemos o mundo pelos olhos do artista holandês, ou mesmo através dos nossos próprios olhos, como durante um passeio no parque ou ao longo de uma orla, é impossível não apreciar o esplendor que nos cerca. E quem ama a natureza sente o ímpeto de cuidar dela.

Este é o Mês do Meio Ambiente no calendário do Rotary, com destaque para o Dia da Terra, em 22 de abril. Celebre-o com projetos locais, como um mutirão de limpeza de estradas, algo fantástico e de efeito imediato. Não imponha limites ao que você pode fazer em prol do meio ambiente – uma das sete áreas de enfoque da nossa organização – ao lado de outros clubes e distritos em um projeto de maior escala financiado pela Fundação Rotária.

Quanto mais nossos clubes trabalharem juntos em projetos maiores, mais conseguiremos realizar. Com um Subsídio Global da Fundação Rotária, Rotary Clubs da Pensilvânia, nos Estados Unidos, e do Brasil uniram-se para fornecer equipamento de processamento de plástico a uma cooperativa de catadores da cidade de Rio Claro, em São Paulo. Os trabalhadores, que coletam do lixo materiais recicláveis, aumentaram sua renda em 50% e expandiram a cooperativa, contribuindo para que tenhamos um ambiente mais limpo.

Pensar e atuar de modo substancial é um dos fundamentos do Subsídio de Grande Escala da Fundação Rotária. Cada subsídio de US$ 2 milhões é liberado no prazo de três a cinco anos de duração do programa, e o trabalho de base é escalado a fim de concretizar o potencial de mudança sustentável no longo prazo. Ganhador do subsídio de 2021-22, o projeto Juntos por Famílias Saudáveis na Nigéria está trabalhando em soluções destinadas a reduzir as taxas de mortalidade materna e neonatal no país.

Esse novo subsídio está entre as novidades mais empolgantes do Rotary e da sua Fundação criadas nestes últimos anos. Não há dúvidas de que eles causarão impacto contínuo mundo afora. Vale lembrar que o Subsídio de Grande Escala não prejudica o valor destinado aos demais subsídios da Fundação, já que o dinheiro investido é uma parcela relativamente pequena do total de recursos da entidade. Além disso, a Fundação Rotária elaborou o Subsídio de Grande Escala com o objetivo de facilitar a formação de parcerias de maior escopo, que podem incluir o cofinanciamento das iniciativas.

Então, pense grande neste mês de abril – sobre meio ambiente, Subsídios Globais e Subsídios de Grande Escala – e você verá que, quando se trata do bem que podemos fazer por meio da nossa Fundação, o céu da “noite estrelada” imortalizado na obra do artista é o limite.

* O autor é Ian Riseley, chair 2022-23 do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.