Pense como um Bolsista Rotary Pela Paz

mar 1, 2024

Mens pres marco24

Existem muitos caminhos para a paz. E os nossos bolsistas dos Centros Rotary são prova disso.

Todos os anos, o Rotary concede até 130 bolsas em todo o mundo para estudos nas áreas de paz e desenvolvimento. Ao fim do curso, o bolsista tem o conhecimento necessário para trabalhar em prevenção e resolução de conflitos e promover a paz positiva. Aqui alguns exemplos das formas criativas pelas quais eles promovem a paz:

Promovendo sustentabilidade

Alejandra Rueda-Zarate combinou os estudos em paz e resolução de conflitos com um mestrado em energia e recursos para realizar o seu sonho de proteger o interior da Colômbia.

Em 2011, ela fundou a organização NES Naturaleza para auxiliar agricultores da Colômbia e das regiões rurais da América Latina a obter treinamento e conhecimento em agricultura sustentável. Esse apoio melhorou a vida de quase 4.500 agricultores, inspirando muitos deles a se tornarem empreendedores, e promoveu a sustentabilidade ambiental e social por toda a América Latina.

Enfrentando o racismo

Os bolsistas da paz Geoffrey Diesel e Kathy Doherty aplicaram o conhecimento adquirido com os estudos de paz e desenvolvimento para fundar o Projeto Equidade Racial, que é uma subcomissão de ativadores da paz positiva do Rotary na América do Norte que analisa formas de se criar uma sociedade mais pacífica por meio do combate ao racismo.

A subcomissão analisa como os oito Pilares da Paz Positiva podem apoiar o combate ao racismo e trabalha para transmitir mensagens nesse sentido a diversas comunidades na América do Norte. O Projeto Equidade Racial é fruto da parceria estratégica do Rotary com o Instituto para Economia e Paz, um think tank dedicado à promoção da paz positiva.

Gerenciando desastres com o uso de dados

Por meio de uma Bolsa Rotary pela Paz, Jamie LeSueur obteve um mestrado em ciências sociais na área de pesquisa sobre paz e conflitos. Ele agora lidera ações emergenciais para a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, estabelecendo uma estrutura operacional e de gestão que facilita a atuação dessa agência em situações de resposta a emergências.

Jamie descobriu que os dados obtidos com pesquisas são uma ferramenta poderosa no trato das complexas questões associadas à resposta em casos de desastres. Independentemente dos protocolos aplicados por uma organização, a tomada de decisões com base em dados obtidos por pesquisas ajuda a esclarecer mesmo as situações emergenciais mais complicadas.

Essas histórias – e centenas de outras – mostram como o Rotary está formando gerações de líderes prontos e capazes de construir a paz em todo o mundo. Quase 1.800 bolsistas já se formaram nos Centros Rotary e estão aplicando em mais de 140 países o conhecimento adquirido.

Que o trabalho contínuo dos bolsistas dos Centros Rotary pela Paz, e dos associados do Rotary que os apoiam, inspire você a continuar criando esperança no mundo por meio de serviços, captação de recursos e pensamento criativo.

* O autor é R. Gordon R. McInally, presidente 2023-24 do Rotary International.

** Foto: Kevin Serna.