NOTÍCIAS
Parcerias corporativas contra a paralisia infantil
Não é tão difícil conseguir o apoio de empresas para nos ajudar a derrotar a poliomielite
Em 2010, Aziz Memon, presidente da Comissão Polio Plus do Paquistão, procurou Zohair Mehmood, diretor de assuntos exteriores da Coca-Cola Beverages Pakistan, para pedir se a companhia poderia patrocinar outdoors pelo país durante Dias Nacionais de Imunização para promover a erradicação da pólio. A empresa americana concordou, vendo nisto uma boa oportunidade de utilizar seu programa de responsabilidade social. Isso foi apenas o começo da parceria.
“Em 2012, a Comissão Polio Plus do Paquistão e a Coca-Cola Beverages Pakistan assinaram um memorando de entendimento para aumentar a conscientização sobre a paralisia infantil, trabalhar em atividades que envolvessem meio ambiente, saneamento, conservação de água, educação e outras iniciativas comunitárias”, disse o gerente de projeto, Asher Ali.
Os trabalhos começaram com a filtração da água de um rio em Karachi, proporcionando a 20 mil pessoas o acesso ao líquido. “É raro encontrar água limpa na região, o que facilita ainda mais a transmissão do vírus da pólio”, disse Ali.
“A formação de parcerias com corporações baseia-se nos relacionamentos humanos”, observa John Burt, do Rotary Club de Orange, EUA. Em 2008, ele convidou Tim Mead, vice-presidente de comunicação do clube de beisebol Los Angeles Angels, para dar uma palestra no Rotary Club. Junto com o ex-curador da Fundação Rotária Michael Abdalla, Burt conversou com Mead, que providenciou para que dois rotarianos se encontrassem com John Carpino, o vice-presidente-executivo do Angels.
“John concordou em nos dar 50% do preço do ingresso se vendêssemos 500 ingressos”, lembra Burt. “Ficamos tão empolgados que vendemos mais de 600 bonés do Angels com a frase ‘End Polio Now’.”
Desde 2009 esta fórmula tem funcionado para o Distrito 5320, que conseguiu captar mais de 117 mil dólares para a erradicação da paralisia infantil com a sua Angels-Rotary Night to End Polio Now. Mais de 5.000 rotarianos compareceram a este evento, e o distrito tem anúncios de utilidade pública que passam durante os jogos do Angels.
Além de fazer contatos importantes com a equipe esportiva, Burt diz que o governador é essencial para o sucesso, no sentido de indicar rotarianos para a coordenação das vendas dos ingressos e promover o evento aos clubes.
“Os rotarianos de Orange patrocinaram 186 crianças carentes, dando-lhes alimento, bonés e ingressos para assistir ao jogo”, celebra Burt.
* Foto cedida pela Comissão Polio Plus do Paquistão.
Legenda da foto: Rotarianos e funcionários da Coca-Cola Beverages Pakistan num mutirão de limpeza em Gadap Town, um dos lugares de Karachi que oferecem as condições propícias para o alastramento da pólio.
Leia mais em endpolio.org
Doe
Ajude-nos a livrar o mundo da paralisia infantil
Saiba mais sobre o plano estratégico e reta final
Por Dan Nixon
Rotary News
Tags: Parcerias cooporativas, paralisia infantil, apoio, empresas, Paquistão