(Baseada na fábula de Arthur Schopenhauer)

Durante uma era glacial, quando o globo terrestre esteve coberto por grossas camadas de gelo, muitos animais não resistiram ao frio intenso e morreram por não se adaptarem ao clima gelado.

Foi então que uma grande manada de porcos-espinhos, numa tentativa de se proteger e sobreviver, começou a se unir, a juntar-se um pertinho do outro. Assim, um podia aquecer o que estivesse mais próximo. E todos juntos, bem unidos, aqueciam-se, enfrentando por mais tempo aquele inverno rigoroso.

Porém, os espinhos de cada um começaram a ferir os companheiros mais próximos, justamente aqueles que lhes forneciam mais calor, calor vital – uma questão de vida ou morte. Na dor das espinhadas, afastaram-se, feridos, magoados, sofridos.

Dispersaram-se por não suportar os espinhos dos seus semelhantes. Mas essa não foi a melhor solução: afastados, separados, logo começaram a morrer congelados. Os que não morreram, voltaram a se aproximar, pouco a pouco, com jeito, com precaução, de tal forma que, unidos, cada qual conservava certa distância do outro, mínima, mas suficiente para conviver sem ferir, para sobreviver sem magoar. Assim, aprendendo a amar, resistiram ao gelo. Sobreviveram.

Porcos-espinhos ou não, a união nos conduz à sobrevivência. Que nos sirva de lição o fato de que sozinhos não alcançaremos a tão almejada paz mundial; não sobreviveremos ao frio ou ao calor extremo.

A Fundação Rotária do Rotary International traduz a parceria e a responsabilidade dos rotarianos. Nunca dissociei o Rotary e a Fundação Rotária – a Fundação Rotária é o Rotary.

Depois de muito trabalho de nossos líderes, seu braço brasileiro – a ABTRF – traz às pessoas jurídicas uma parceria capaz de enfrentar o inverno mais rigoroso das nossas comunidades, o que nos remete à fabula dos porcos-espinhos. Dessa união e parceria muitos se beneficiarão, especialmente as empresas que realizarão seu compromisso social com a comunidade em que atuam.

Nunca foi tão fácil trabalhar pela comunidade, parceiros no amor, parceiros na responsabilidade social, parceiros no Rotary. A ABTRF é nossa, é da comunidade. Façamos a nossa parte, busquemos os parceiros que precisam de nós.

Nova mentalidade, novos horizontes se avizinham com a consciência de que unidos podemos mais. Parceria é o melhor negócio para todas as empresas.

Neste ano rotário, a ABTRF fará o Rotary brilhar, com certeza.

* A autora é Silvia Maria de Campos, governadora 1999-2000 do distrito 4730, associada ao Rotary Club de Curitiba-Gralha Azul, PR, e presidente da Comissão de Imagem Pública da ABTRF.