“É melhor acender uma vela que amaldiçoar a escuridão.” – Confúcio

Na Assembleia Internacional de 2014, logo após o presidente Gary Huang anunciar seu lema, Faça o Rotary Brilhar, houve um interessante debate que comoveu a todos, porque ele apoiou sua fala em algo muito forte: a luz em ação. Iluminar significa oferecer luz, que transmite a ideia de energia geradora de movimento – e que, por sua vez, converte-se em ação sempre que atua abrindo novos caminhos e, consequentemente, melhores resultados. No entanto, a luz não somente ilumina, mas também tem muita força. Ela é superior à escuridão de que todos nós queremos sair.

É isso que o presidente Gary Huang busca para o Rotary. Ele quer que cada rotariano contribua com sua luz e que todos nós, juntos, iluminemos, transformemos e melhoremos a vida de muito mais gente. Ele espera que os rotarianos possam enxergar soluções para problemas e que suas contribuições individuais e coletivas levem o Rotary a alcançar níveis superiores. Em suma, ele está à procura de mãos que elevem as pessoas, que as tirem do ostracismo, da miséria, da ignorância. Mãos trabalhadoras, impulsionadas por mentes e corações iluminados, que transitam por um caminho de humanismo em ação, ajudando os indivíduos a alcançar em vida a dignidade que merecem.

Na Nova Zelândia, há as famosas grutas de Waitomo. Quando os visitantes entram na Caverna dos Vagalumes, eles mergulham numa profunda escuridão que os faz andar tateando. A partir de um certo trecho, aos poucos dezenas, centenas e milhares de vagalumes acendem sua luz, uma a uma, e as cavernas ganham um iluminado amanhecer que vem da ínfima quantidade de luz que cada vagalume oferece. Somadas, essas pequenas luzes permitem aos visitantes enxergar como se fosse dia – eles poderiam até mesmo ler um jornal sob o maravilhoso espetáculo ali produzido, inesquecível para os privilegiados que puderem desfrutar dele.

Neste ano que agora se inicia, imitemos os vagalumes de Waitomo e descubramos que em nossa vida há um pouco de luz para iluminar o Rotary, para iluminar os outros e proporcionar uma vida nova a nós mesmos. Faça o Rotary Brilhar colocando mais uma vez a seu serviço um dos mais preciosos bens com os quais nossa organização pode contar: o desejo individual de cada rotariano de sair da escuridão e oferecer uma luz viva, intensa e renovada, que nos permita construir uma sociedade mais justa e um Rotary mais avançado.

* A autora é Celia Giay, diretora 2013-15 do Rotary International.