Os primeiros sinais de uma mudança duradoura

mai 2, 2024

Mens pres maio24

Estou profundamente satisfeito com o entusiasmo demonstrado em todo o mundo para apoiarmos melhor as demandas de saúde mental relacionadas a nós mesmos e às pessoas a quem servimos.

Em janeiro de 2023, quando falei pela primeira vez sobre a necessidade de o Rotary se envolver mais nessa crise, disse que o sistema de saúde mental ao redor do planeta não estava quebrado porque, na verdade, ele nem existia. Mas também expressei meu desejo ambicioso de que o Rotary pudesse ajudar a criá-lo.

Os primeiros indícios dessa visão surgiram quando vocês começaram a realizar projetos voltados à saúde mental. Mas tão importante quanto isso é o convite que muitos de vocês têm feito a companheiros do Rotary para que dividam suas histórias conosco.

Estou impressionado com a liderança que jovens rotarianos e rotaractianos demonstraram e com os relatos corajosos e inspiradores que eles vêm compartilhando. O ex-rotaractiano Freddie Almazan, um sobrevivente da violência armada que se recusou a ceder ao desespero, tem uma narrativa pessoal especialmente poderosa que poderemos ouvir em primeira mão neste mês de maio durante a Convenção do Rotary International em Singapura.

Para criar mudanças duradouras, o trabalho que fazemos precisa ter um impacto sustentável nas pessoas e comunidades a que servimos. Um ótimo exemplo desse tipo de impacto é o trabalho que vem sendo feito por clubes de Rotary do Colorado, nos Estados Unidos, ao financiar uma bolsa de estudos na área de saúde mental pediátrica no Hospital Infantil do Colorado.

Durante a Convenção, vocês também conhecerão os ganhadores do prêmio Pessoas em Ação de 2024. Eles foram homenageados pelo impacto positivo que causaram junto aos seus clubes por meio de iniciativas em prol da saúde mental. Bindi Rajasegaran falará de um projeto liderado pelo Rotary na Malásia que ajuda crianças a desenvolver habilidades para lidar com os desafios da saúde mental, além de criar sistemas de apoio em todo o país.

Além disso, Rita Aggarwal, diretora do Grupo Rotary em Ação por Iniciativas de Saúde Mental, será reconhecida por seu sucesso na aplicação da estrutura Wellness in a Box [Bem-estar em uma caixa, em tradução livre], uma abordagem de alfabetização em saúde mental para adolescentes. Mantida em Nagpur, na Índia, cidade natal de Rita, essa iniciativa oferece suporte clínico e pode ser adaptada para funcionar em qualquer lugar. Entre em contato com o Grupo Rotary em Ação se o seu clube tiver interesse em apoiar o projeto ou implementá-lo em sua comunidade.

À medida que olhamos para o futuro, o Grupo Rotary em Ação por Iniciativas de Saúde Mental desempenhará um papel de liderança fundamental no estímulo à realização de projetos de resultados comprovados e mensuráveis. Ao fazer isso, ele capacitará os clubes a priorizar ações que gerem impacto escalável e sustentável.

Acesse a Central de Aprendizado no Meu Rotary (my.rotary.org/pt) e confira a série Amplie seu impacto. Quando nos concentramos em causar impacto, damos vida à Declaração de Visão do Rotary, criando mudanças duradouras em nós mesmos, nas nossas comunidades e no mundo todo.

* O autor é R. Gordon R. McInally, presidente 2023-24 do Rotary International.

** Foto: Monika Lozinska.