Oportunidade de transformar o mundo

mai 17, 2017

Prezados companheiros rotarianos,

Neste momento, temos diante de nós o ano rotário que um dia poderá ser conhecido como o maior da nossa história, aquele em que ocorrerá o último caso de poliomielite do mundo. O vírus selvagem provocou apenas 74 casos da doença em 2015, todos no Afeganistão e no Paquistão. Ao mesmo tempo em que continuamos a trabalhar incansavelmente pela meta de erradicação, precisamos nos preparar para crescer com o nosso sucesso.

É extremamente importante para o futuro do Rotary que o nosso papel na erradicação da pólio seja destacado. Quanto mais conhecidos formos pelas nossas realizações, mais conseguiremos atrair parceiros, verbas e, acima de tudo, os associados necessários para realizarmos ainda mais. Estamos trabalhando arduamente na Sede Mundial do Rotary para sermos reconhecidos, mas precisamos divulgar o que o Rotary é e faz com a ajuda dos clubes e em suas comunidades. É essencial que os clubes estejam prontos quando a pólio for erradicada. Dessa maneira, as pessoas verão que o Rotary é um veículo por meio do qual elas podem transformar o mundo, e que todo Rotary Club está pronto para oferecer-lhes essa oportunidade.

Se quisermos ver o Rotary a Serviço da Humanidade nos próximos anos, precisaremos de mais pessoas estendendo suas mãos, de mais corações que se importem e de mais mentes brilhantes para realizar nosso trabalho. Necessitaremos de clubes flexíveis, que atraiam jovens, assim como recém-aposentados e profissionais. Deveremos buscar novas parcerias e estar mais abertos a colaborações com outras organizações.

Ao pensar no futuro, vemos uma nítida necessidade de priorizar a continuidade da nossa liderança. Nós, no Rotary, estamos jogando no mesmo time, trabalhando para alcançar as mesmas metas. Para atingi-las, teremos que avançar na mesma direção, juntos.

No Rotary, você tem a oportunidade de transformar vidas diariamente. Tudo o que você fizer importa, todo trabalho bem feito faz do mundo um lugar melhor. Neste ano que está começando, teremos uma nova chance de melhorar o mundo por meio de um Rotary a Serviço da Humanidade.

* O autor é John Germ, presidente 2016-17 do Rotary International.

(Mensagem de julho de 2016)