Olhando com esperança para o futuro

abr 4, 2022

Saudações, caros agentes de transformação do Rotary,

Superamos muitos desafios nestes dois últimos anos e transformamos inúmeras vidas. Fico muito feliz de ver o quanto trabalhamos neste período 2021-22 para fazer o Rotary crescer por meio da iniciativa Cada Um Traz Um. O resultado tem sido um crescimento notável no número de associados. Vamos manter o entusiasmo. Também estou contente que vocês tenham colocado em evidência tudo o que fazemos, organizando projetos ao redor do mundo nos Dias do Voluntariado do Rotary. O futuro parece mais brilhante do que nunca para nossa organização e nosso 1,4 milhão de associados.

Em 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde declarou que a Covid-19 se constituía uma pandemia e, dois anos depois, é importante que continuemos utilizando nossa experiência na área de enfoque de prevenção e tratamento de doenças para ajudar pessoas em todo o mundo a enfrentarem os desafios contínuos. A pandemia permanece desafiando todas as expectativas, mas não podemos nos deixar paralisar pelo medo. Nosso trabalho é muito importante. Também é importante passarmos algum tempo juntos. Portanto peço que se inscrevam para a Convenção do Rotary International deste ano, em Houston. Será uma ótima maneira de todos celebrarmos com segurança a atuação do Rotary.

Podemos continuar levando esperança e paz ao mundo, usando nossos recursos para ajudar os mais vulneráveis e mantendo nossa fé no futuro. A pandemia tem tido um impacto especialmente devastador nas meninas. No primeiro aniversário da pandemia, Henrietta Fore, diretora executiva do Unicef, disse que “são necessárias ações imediatas para mitigar o impacto sobre as meninas e suas famílias”. Essa necessidade, infelizmente, permanece forte um ano depois. As ondas da pandemia afetaram as meninas de maneira única – atrofiando seu desempenho educacional, enfraquecendo suas perspectivas de emprego e contribuindo para outros resultados terríveis, tais como casamentos infantis e aumento do tráfico humano.

Dados do Unicef revelam por que nossa atuação é tão essencial. Nos anos 2010, progressos importantes foram alcançados para eliminar a prática do casamento infantil, e a entidade estima que 25 milhões de casamentos desse tipo foram evitados em todo o mundo. Infelizmente, a pandemia reverteu essas tendências positivas e, como resultado, mais 10 milhões de meninas ficaram vulneráveis e podem ser forçadas a se casar precocemente até o final desta década.

É por isso que o nosso foco no Empoderamento de Meninas é tão vital, e estou muito feliz que na Assembleia Internacional virtual deste ano a presidente eleita Jennifer Jones tenha se comprometido a continuar essa iniciativa por mais um ano. Em minhas viagens, testemunhei muitos exemplos maravilhosos de projetos de clubes que respaldam nossos objetivos de empoderamento de meninas. Mas todos os associados do Rotary sabem que uma mudança real requer grandes esforços sustentados durante muitos anos. Esse é o poder dos nossos Subsídios Globais e das ações realizadas dentro das nossas áreas de enfoque.

Incentivo os clubes a pensarem em maneiras inovadoras de capacitar as meninas quando elaborarem seus projetos de subsídios. Cada passo que damos para melhorar a educação, os cuidados com a saúde e as oportunidades econômicas para meninas fazem uma diferença importante para ajudá-las a atingir seu pleno potencial. Com as oportunidades fornecidas, criamos esperança, e com a esperança, abordamos as verdadeiras causas de conflitos ao redor do mundo, preparando o terreno para a paz sustentável.

Nenhum de nós sabe quanto tempo a Covid-19 perdurará – e, como uma organização que tem trabalhado incansavelmente por décadas para erradicar a pólio, entendemos melhor do que ninguém o trabalho difícil que o mundo tem pela frente. É por isso que precisamos permanecer focados no futuro e no que é possível – não nos sentindo nostálgicos pela maneira como nossas vidas foram um dia, mas olhando esperançosos para um futuro que use a oportunidade a fim de Servir para Transformar Vidas. Estou ansioso para continuar esse bom trabalho com vocês.

* O autor é Shekhar Mehta, presidente 2021-22 do Rotary International.