Oito dicas para motivar jovens associados

jun 16, 2014

201406161504311Nathaniel Smith e Kristin Post se conheceram durante um tour pelo Dupont Circle, um famoso bairro de Washington, D.C. O passeio, inspirado no Halloween, substituiu uma reunião semanal do Rotary Club de Dupont Circle Washington. Este é exatamente o tipo de atividade que atrai jovens, de idade ou de espírito, ao Rotary.

“Esse tipo de reunião não só ajuda o clube a sair da rotina como também é a oportunidade perfeita para mostrarmos aos jovens que nosso clube é flexível e oferece coisas diferentes”, disse Kristin, Ex-bolsista Rotary pela Paz e associada fundadora do clube.

Embora Nathaniel não more mais na Austrália, enquanto associado do Rotary Club de Bondi Junction, em Sidney, ele e Kristin descobriram que usavam estratégias semelhantes para atrair e manter os associados mais jovens em seus clubes. Veja algumas dicas para ajudar o seu clube fazer o mesmo:

1. ORGANIZE REUNIÕES INTERESSANTES

Kristin diz que seu clube organiza pelo menos duas reuniões especiais por ano para atrair novos associados e fortalecer a amizade entre os associados existentes.

Explore a sua comunidade para descobrir atividades que você pode usar para criar um tipo diferente de experiência de clube.

1. ANALISE AS TRADIÇÕES DO CLUBE

Nathaniel diz que as novas gerações não ligam para formalidades. Ele dá o exemplo do Rotary Club de Crawley, na Austrália Ocidental, que possui um quadro associativo diversificado e crescente. Por exemplo, eles não cantam o hino nacional nem multam seus associados.

“É importante que algumas tradições sejam mantidas, mas se for gasto muito tempo com rituais, isso desmotiva os associados mais jovens.”

1. MANTENHA-SE ATUALIZADO

Quando o Rotary Club de Bondi Junction começou a se referir como um “empreendimento que proporciona mudança social”, ele constatou um aumento imediato no interesse dos jovens pelo clube. A escolha dos canais de comunicação adequados é igualmente importante, seja Facebook, LinkedIn ou o próprio website do clube.

“É fundamental manter os meios de comunicação atualizados. Se a sua presença nesses sites não for vibrante e atual, você perderá a oportunidade de captar o interesse do público jovem”, explica Nathaniel.

1. ANALISE AS COTAS DO CLUBE

O clube de Dupont Circle optou por eliminar as refeições de suas reuniões de clube para manter suas cotas acessíveis para jovens profissionais. Outra sugestão seria reduzir o valor do pagamento de cotas dos associados jovens durante seu primeiro ano de associação.

1. FORNEÇA ALTERNATIVAS PARA O COMPARECIMENTO A REUNIÕES

“É difícil comparecer a toda reunião”, diz Kristin. “Os associados de nosso clube muitas vezes precisam viajar a trabalho, além de terem família ou outros compromissos pessoais.”

O clube de Dupont Circle permite que seus associados recuperem presença em reuniões participando de projetos, reuniões de comissões, treinamentos distritais e eventos sociais do clube.

1. PLANEJE EVENTOS DOS QUAIS TODOS OS ASSOCIADOS POSSAM PARTICIPAR

Em muitas cidades, os jovens dependem de transporte público para se locomover. Escolha os locais de reunião com isso em mente. Realize também reuniões nos finais de semana para que os associados que trabalham período integral e possuem família possam participar.

1. ENVOLVA OS ASSOCIADOS JOVENS DESDE O INÍCIO

Envolva os novos associados em projetos do clube desde o início de sua associação. Solicite suas opiniões e dê a eles responsabilidades para que sintam orgulho e a sensação de dever cumprido. Atribua a eles mentores para que se sintam valorizados.

1. PLANEJE PROJETOS E ATIVIDADES PARA TODA A FAMÍLIA

Planeje reuniões, projetos humanitários e eventos interessantes às famílias que possuem crianças pequenas. Por exemplo, o Rotary Cub de Dupont Circle realizou um chá de bebê para comemorar o nascimento de três crianças. O evento foi realizado em um local com espaço suficiente para os filhos dos associados brincarem.

* Rotary News (Maureen Vaught)

** Foto: Rotary Images
(Monika Lozinska)