O valor estratégico da Fundação Rotária na experiência dos clubes

mar 3, 2023

Em janeiro, participamos da Assembleia Internacional, em Orlando, nos Estados Unidos, com objetivo de capacitar e motivar os governadores para o ano 2023-2024. Imaginem o primeiro evento no novo normal, com a oportunidade real de companheirismo e a marcante sensação da internacionalidade da nossa instituição! De fato, foi maravilhoso!

Sob a liderança do presidente eleito do Rotary International, Gordon McInally, recebemos seu lema pedindo ao Rotary que Crie Esperança no Mundo atuando nas questões da paz e bem-estar mental. Ele solicita aos associados abordarem temas que, em geral, não costumam fazer parte das conversas e os estimula a ganharem o conhecimento e a confiança para tratá-los.

Agora iniciamos um novo ciclo para as lideranças distritais e dos clubes, um período que envolve o Seminário de Treinamento de Governadores Assistentes (Gats), Seminário de Treinamento de Presidentes Eleitos (Pets), Assembleia Distrital e o Seminário de Gestão Responsável da Fundação Rotária.

A presidente do Rotary International, Jennifer Jones, nos alerta que “devemos fazer tudo o que pudermos para criar nos clubes um ambiente dinâmico e engajador para os associados”, com vistas à melhoria de sua experiência. Ela solicita às lideranças que incluam esse propósito nos temas da programação dos eventos do novo ciclo.

Dessa forma, deveremos apresentar o valor estratégico da Fundação Rotária na experiência dos clubes. A Fundação Rotária cria satisfação e sensação de pertencimento por meio da participação em seus programas humanitários – como, por exemplo, na coordenação de um Subsídio Global ou no patrocínio de uma bolsa educacional para um jovem.

Tudo isso poderá gerar um ambiente de liderança participativa e de confiança. É o que ocorre quando um associado apresenta uma proposta para a comissão de erradicação da pólio e, em um clima de colaboração, chega-se a um consenso no clube, e este apoia uma iniciativa de vacinação em um bairro vulnerável.

Os programas da Fundação Rotária propiciam aprendizado aos participantes ao conferir a eles o acesso a conceitos como liderança, impacto social e sustentabilidade. Por outro lado, os voluntários, com suas competências e habilidades, são um excelente recurso para a melhoria dos serviços, já que eles trazem o conhecimento derivado de suas experiências pessoais.

Por isso nossa proposta é fortalecer cada vez mais as conexões por meio de parcerias. No âmbito local, com autoridades do poder público, representantes empresariais, universidades, ONGs e fundações. No âmbito internacional, envolvendo rotarianos de outros países e regiões.

Nossos programas facilitam a percepção de serviços significativos que fazem a diferença na sua comunidade e no mundo, como aqueles financiados pelos Subsídios para Assistência em Casos de Desastres – que têm auxiliado diversas regiões que sofreram com eventos catastróficos, como inundações –, pelos Subsídios de Grande Escala, ou que promovem a participação nos Centros Rotary pela Paz.

A Fundação Rotária é uma aliada estratégica para agregar valor aos associados. Ela oferece a oportunidade de perceber que a experiência de ser rotariano deve ser sempre maior que as expectativas existentes, gerando compromisso, engajamento e paixão!

* O autor é Marcelo Haick, curador 2021-23 da Fundação Rotária.

diretoria@hso.com.br