O valor das parcerias

jan 26, 2022

Todos nós viemos para o Rotary porque queríamos nos juntar a outras pessoas para servir e fazer a diferença. Da mesma forma, quando o Rotary se une a outras organizações para trabalhar por objetivos em comum, tudo é possível. Afinal, as parcerias amplificam nosso impacto.

Liderar por meio de parcerias não é novidade para o Rotary, como ficou demonstrado ao nos envolvermos com a formação da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio. Quando a Fundação Bill e Melinda Gates se juntou à causa, ganhamos um parceiro de longo prazo na área técnica e na captação de recursos para a luta contra a poliomielite. Por meio dessa parceria e do acordo de equiparação de fundos na proporção de 2:1 firmado com a Fundação Gates, todos os anos o Rotary gera US$ 150 milhões para combater a pólio. Temos orgulho dessa aliança.

É provável que muitos não saibam, mas nosso trabalho com a Fundação Gates e outros parceiros não se limita à erradicação da poliomielite, englobando outras atividades voltadas à prevenção de doenças. A Fundação Rotária se juntou à Fundação Gates e à World Vision dos Estados Unidos para cofinanciar um programa capitaneado por associados ao Rotary que tem como objetivo eliminar a malária na Zâmbia. Com base em parcerias passadas e colaborações futuras em torno desse esforço, cada cofundador está doando US$ 2 milhões à Parceria pelo Fim da Malária na Zâmbia – o primeiro programa a receber um Subsídio de Grande Escala da Fundação Rotária.

Esse nível de impacto também pode ser visto em colaborações nas nossas outras áreas de enfoque. O Rotary faz parceria com a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) em iniciativas importantes de escala nacional. A parceria Rotary-Usaid ajudou comunidades e governos em países como Uganda e Gana a fornecerem água potável, saneamento e higiene, impactando a vida de centenas de milhares de pessoas. Também estamos nos unindo à Usaid para ajudar a combater a Covid-19 e seu impacto financeiro e social de longo prazo na Itália. Enquanto isso, o programa Hearts of Europe, financiado em conjunto pela Usaid e o Rotary, ajuda comunidades da Europa Oriental por meio de Subsídios Globais.

Provar nosso valor como um parceiro de confiança frequentemente desencadeia vários projetos mútuos. Para combater a desnutrição durante a primeira infância, por meio da iniciativa Power of Nutrition estamos em parceria com o Unicef (que também trabalha conosco na erradicação da pólio) e a Fundação Eleanor Crook.

A Fundação Rotária é grande demais para se limitar apenas a nós. Vamos fazer com que a sua luz brilhe ainda mais. Assim, encontraremos novos parceiros, ganharemos novos apoiadores e aumentaremos o bem que todos nós fazemos no mundo.

* O autor é John F. Germ, chair 2021-22 do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.