Clubes em Ação

Voltar

ACERVO

Voltar

Colunistas

O trabalho ainda não terminou

mai 22, 2017

Prezados companheiros rotarianos,

Em 1979, James Bomar Jr., o então presidente do Rotary International, viajou às Filipinas como parte do trabalho inicial de nossa organização para imunizar as crianças contra a pólio. Após depositar as duas gotas da vacina na boca de um bebê, ele sentiu alguém puxando a barra da sua calça. Ao olhar para baixo, seus olhos encontraram os do irmão daquele bebê, que lhe disse com sinceridade: “Obrigado, obrigado, Rotary!”.

Antes de o Rotary embarcar no combate a essa doença, 350 mil pessoas, sobretudo crianças, eram paralisadas pela pólio todos os anos. Aquele garoto filipino sentia na pele o que era ter que conviver com a doença e sabia o bem que o Rotary estava fazendo ao seu irmãozinho. Hoje, 31 anos depois do lançamento do Polio Plus, as crianças das Filipinas – e de quase todos os países do mundo – estão crescendo sem conhecer e temer a paralisia infantil. Em vez de registrarmos 1.000 novos casos de poliomielite diariamente, estamos com menos de um por semana. Com a diminuição do medo da pólio, também diminui a conscientização sobre a doença. Agora, mais do que nunca, é essencial mantermos o nível de conscientização alto e colocarmos a erradicação deste mal no topo da lista de prioridades de saúde pública dos nossos governos. Temos que alertar o mundo de que o trabalho ainda não terminou, e de que continuaremos com a mão na massa até o fim.

No dia 24 deste mês aumentaremos a conscientização global com mais um evento especial em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Pólio. Junte-se a mim e a milhares de rotarianos durante a transmissão ao vivo desse evento, às 18h30, diretamente da sede do Centro Norte-Americano de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), em Atlanta, Géorgia, EUA. Estarei ao lado do diretor do CDC, Tom Frieden, de especialistas e apresentadores motivacionais falando sobre aspectos científicos do vírus, parcerias, progresso e histórias inspiradoras. Você também pode realizar um evento no seu clube, na sua comunidade ou pela internet. Temos várias ideias e materiais no site endpolio.org/pt/worldpolioday, inclusive o formulário para você registrar seu evento.

O momento não podia ser melhor para fazer parte do Rotary. Estamos percorrendo os últimos metros da longa pista de corrida do Polio Plus e logo daremos as boas-vindas a um mundo sem poliomielite. Temos a chance única de eliminar a pólio agora colocando o Rotary a serviço da humanidade.

* O autor é John Germ, presidente 2016-17 do Rotary International.

(Mensagem de outubro de 2016)

Share This