O comportamento dos brasileiros foi exemplar
Foi motivo de emoção e satisfação vivenciar o Conselho de Legislação de 2013. Creio que todos os delegados do Brasil e da América do Sul que tiveram a oportunidade de participar desta Assembleia Constituinte de nossa organização voltaram para suas casas com a ideia do dever cumprido.
O comportamento dos delegados brasileiros e da América do Sul foi exemplar. As propostas apresentadas da nossa parte do mundo foram consistentes e dignas de aprovação, assim como as intervenções, realizadas com bastante propriedade e conhecimento rotário.
Nosso grupo se portou de forma eficiente e homogênea durante suas atuações, o que nos deu orgulho da equipe que nos representou. Nos reuníamos duas vezes ao dia para troca de ideias e discussão acerca de propostas que deveriam ou não ser aprovadas ou desconsideradas.
Falamos em português, traduzidos para o inglês e para outras línguas pelos intérpretes extraordinários do Rotary, o que nos possibilitou um raciocínio de ideias em melhor nível. Durante as Reuniões de Governadores (Regos), conversamos e trocamos ideias sobre a nossa missão e o resultado foi de sucesso e brilhantismo. Fui cumprimentado por vários diretores, curadores e ex-presidentes pela forma responsável com que nos apresentamos.
Deixo nessa mensagem um agradecimento especial ao governador José Luiz Toro da Silva, que nos auxiliou preparando os nossos delegados durante as Regos. Agora é a hora dos governadores 2012-13 e 2013-14 disponibilizarem em suas Conferências e Assembleias Distritais um tempo para que nossos delegados mostrem as alterações resultantes da nossa participação, a partir de 1º de julho de 2013.
Conferências Distritais
Tenho recebido inúmeros convites para participar de diversas Conferências Distritais, porém é impossível aceitá-los todos, dadas as coincidências dos eventos. Participarei de aproximadamente 18, levando a todos o meu carinho, admiração e respeito pelos trabalhos realizados neste ano de 2012-13.
Nossos companheiros governadores se esmeraram na programação de suas Conferências e praticamente todas estarão enfatizando em maior porcentual assuntos rotários e de reconhecimentos, como sugeri por ocasião de nossos encontros. Todos os distritos estão se preparando para dar a melhor recepção aos nossos representantes presidenciais, pois eles são o presidente Sakuji Tanaka e a esposa, Kyoko, em cada distrito e a eles compete levar a mensagem presidencial de motivação, orientação e informações sobre o status quo da nossa organização na atualidade.
Eleição do diretor 2015-17
Nas Conferências Distritais das Zonas 22A e 22B, deverão ser escolhidos os delegados que elegerão o próximo diretor brasileiro para a América do Sul e Brasil. A missão do delegado é representar o distrito por meio das recomendações emanadas do Colégio de Governadores, que com maturidade elegerá o melhor representante para a nossa organização.
Não se recomenda aos eleitores e aos candidatos, desde suas designações, que deixem transparecer suas opções ou solicitações de votos. A atuação em uma disputa entre companheiros deve ser respeitosa, não ofensiva, possibilitando que não haja vencidos nem vencedores, mas a melhor opção para o engrandecimento do Rotary.
Aniversário do Rotary
Tive a honra de participar de um dos maiores eventos comemorativos pelo aniversário de 108 anos do Rotary, sendo 90 anos no Brasil, por meio dos distritos 4570 e 4750, no Estado do Rio de Janeiro. Emocionei-me ao falar no Palácio Tiradentes, que além do nome histórico, foi no passado a Câmara Federal, onde assentaram as grandes figuras da democracia brasileira. O plenário leva um nome histórico da literatura de nosso país, Barbosa Lima Sobrinho, acadêmico e presidente da Academia Brasileira de Letras, que abrilhantou a nossa academia com sua intelectualidade, amizade e defesa das letras e da democracia.
Cidadão do Rio de Janeiro
Minha emoção se tornou maior quando o presidente em exercício daquela solenidade, o deputado Plínio Comte Leite Bittencourt, ao homenagear o Rotary, me concedeu o título de Cidadão do Estado do Rio de Janeiro. Particularmente, o deputado Comte Bittencourt, meu amigo de jornadas educativas no Brasil e no exterior, que tem ao seu lado a ilustre senhora Magda, sua esposa, me recepcionou com muito carinho e respeito, dignificando a mim e ao Rotary International. A este deputado amigo e rotariano devemos apreciar e agradecer com o nosso “Muito obrigado!”.
A beleza de ser rotariano
Ao comentar tantas emoções é que renovo as minhas energias para colaborar com o rotarismo mundial. Convidado para muitas participações no Board, em Fóruns pela Paz, em nível internacional, Consejos de Gobernadores, Pets, Gats, Institutos, Assembleias Distritais e Conferências, tenho levado a mensagem de um Rotary forte, moderno, preocupado com as diferenças sociais na humanidade, ético, atuando em áreas de enfoque ao meio ambiente e recursos hídricos, pela erradicação da pólio, em benefício da educação, saúde, com os menos favorecidos (a quem podemos auxiliar com as cooperativas de microcréditos), e tenho sentido muita ressonância.
Creio que o rotarismo do Brasil e da América se voltou aos princípios e objetivos da nossa fundação em 1905 e agora procura sensibilizar a sociedade nas comunidades nas quais está inserido. Sinto cada vez mais que estamos sendo reconhecidos, pois nenhum brasileiro tem obtido o respeito que tenho recebido por representar essa organização. Vou lhes pedir mais uma vez: motivem-se, empenhem-se, pois o Rotary poderá ser a maior opção de vida para você, sua família e sua comunidade.
Convenção em Lisboa
O presidente Sakuji Tanaka e Kyoko, Ana Lúcia e eu estamos esperando os brasileiros, uruguaios, argentinos, paraguaios, chilenos, bolivianos, peruanos, equatorianos e demais rotarianos dos 215 países em que o Rotary existe para comemorarmos juntos este grande ano da Paz Através do Servir. No dia 24 de junho, às 20h, faremos um extraordinário jantar, denominado Encontro Latino-Americano. Este jantar, anteriormente denominado Café ou Desayuno Latino-Americano, ocorrerá no Hotel Altis, em Lisboa, e as adesões poderão ser feitas com o governador Amilton Medeiros Silva pelo email rotary.amilton@uol.com.br.
Convenção de 2015
Fui designado pelo presidente 2014-15 do Rotary International, Gary Huang, e Corina, como chairman da Comissão Hospitaleira da Convenção de 2015, em São Paulo. Gostaria de pedir aos distritos brasileiros a adesão a este evento, conforme diálogos que mantivemos em nossos Institutos, Regos e Conselho de Legislação. Necessitamos de voluntários nas diversas áreas para um grande evento. O presidente da Convenção, José Alfredo Pretoni, diretor 1995-97 do Rotary International, e eu queremos contar com sua adesão.
Estamos prevendo de 40 mil a 50 mil participantes. Será um momento ímpar para o rotarismo brasileiro e dos países da América do Sul, pois hoje somos respeitados internacionalmente pelo nosso avanço entre as maiores economias do mundo. Venha conosco, você será tão feliz como nós estamos sendo. Vamos repetir o slogan: “Vai, Rotary!”. Nós precisamos de você e você precisa do Rotary para vivermos o Rotary, transformarmos vidas e vivermos a Paz Através do Servir.
* O autor é José Antonio Figueiredo Antiório, diretor 2011-13 do Rotary International.