Colunistas

O Rotary pode mudar a sua vida também

mai 7, 2021

Por muitos anos, Susanne e eu hospedamos vários estudantes do Intercâmbio de Jovens do Rotary. Tenho verdadeira paixão por esse programa, que foi a minha porta de entrada para o Rotary. Ficamos muito tristes quando tivemos que suspender as viagens por causa da Covid-19, principalmente pelos jovens, pois os anos para participar de um intercâmbio não voltam. Porém isso foi necessário para manter todos em segurança.

Devido às muitas incertezas trazidas pela pandemia, o Conselho Diretor do Rotary International decidiu suspender intercâmbios presenciais até junho de 2022. Agradecemos imensamente aos dirigentes de Intercâmbio de Jovens, famílias anfitriãs e voluntários pela cooperação nos anos anteriores, e incentivamos os distritos a oferecerem intercâmbios virtuais neste meio tempo para conectar estudantes e comunidades do mundo inteiro.

Aqueles que não podem participar do Intercâmbio de Jovens do Rotary devem considerar outras oportunidades que oferecemos, como o Intercâmbio de Serviços às Novas Gerações. Esse programa é excelente para quem está na faixa etária de 18 a 30 anos e quer prestar serviços comunitários individualmente ou em grupo e, de quebra, ganhar experiência equivalente a um estágio. Simukai Matshalaga, rotaractiana do Zimbábue, ficou com Susanne e eu em Ratzeburg três anos atrás enquanto fazia esse intercâmbio.

Simukai Matshalaga Rotaract Club de Harare West, Zimbábue

Simukai Matshalaga
Rotaract Club de Harare West, Zimbábue

Quando me inscrevi para o Intercâmbio de Serviços às Novas Gerações, não percebi que estava iniciando uma experiência que mudaria minha vida. Esse programa me deu isso e muito mais. Ele me ensinou sobre a importância de errar, aprender e continuar sendo eu mesma.

Alguns dos meus melhores momentos foram à mesa do jantar. O calor humano e a gentileza com que fui tratada em cada casa onde morei ressoam em mim ainda hoje. Levei algumas semanas para entender como um estranho podia cuidar de mim com tanto carinho como o fizeram os integrantes da Família do Rotary. Fiquei inspirada com as lições de humildade que tive convivendo com tantas pessoas incríveis. Conheci uma nova cultura e percebi que as únicas coisas que nos separam são nossas experiências e, às vezes, nossas falsas suposições.

Profissionalmente, o intercâmbio aumentou minha confiança como engenheira. Ao ver como outras organizações lidavam com os problemas, percebi que eu era a pessoa certa para superar desafios no meu próprio país. Ao voltar da Alemanha, recusei uma promoção, deixei meu emprego e me dediquei a abrir uma empresa familiar – uma decisão que jamais teria tomado antes, por puro medo.

Estou em dívida com a Família do Rotary. Não tenho certeza se os amigos, mentores e famílias que conheci sabiam que mudariam minha vida permanentemente. Espero que agora eles saibam.

O Rotary mudou a vida de Simukai e pode mudar a sua também. Todos nós podemos vivenciar algo semelhante, mesmo que de longe. Assim, eu o incentivo a fazer uma viagem virtual este mês para participar de reuniões online de outros clubes. Você verá como o Rotary é diferente ao redor do mundo ao conhecer pessoas incríveis e fazer novos amigos.

Vamos aproveitar as atuais conexões online para, quando chegar a hora certa, desfrutarmos novamente dos intercâmbios presenciais, inclusive o Intercâmbio Rotário da Amizade, um programa excelente para associados de todas as idades.

Apesar das restrições atuais aos encontros presenciais, sabemos que O Rotary Abre Oportunidades, sempre. Agora é hora de nos prepararmos para que, assim que deixarmos esta pandemia para trás, voltarmos mais fortes do que nunca a um mundo ansioso por se conectar.

* O autor é Holger Knaack, presidente 2020-21 do Rotary International.