Modelo de financiamento do Visão de Futuro inova e é premiado

Desde 1º de julho de 2013, todos os distritos do Rotary passaram a usar os subsídios dentro dos parâmetros do Plano Visão de Futuro. Os tipos de atividades que podemos desenvolver estão focados em projetos humanitários, bolsas de estudos e equipes de formação profissional. Rumo ao centenário de nossa Fundação Rotária em 2017, precisamos trabalhar arduamente pelo reconhecimento da relevância dos serviços humanitários que prestamos em todo o mundo.

PROJETOS HUMANITÁRIOS

Atendem a necessidades comunitárias, proporcionando resultados sustentáveis e mensuráveis.

BOLSAS DE ESTUDO

Subsídios Distritais podem apoiar qualquer tipo de estudo. No caso dos Subsídios Globais e Predefinidos, os estudos devem ser em nível de pós-graduação e em campo relacionado a uma das áreas de enfoque.

Os Subsídios Predefinidos contemplam bolsas de enfermagem e bolsas para profissionais da área hídrica e de saneamento.

EQUIPES DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Os participantes viajam ao exterior para aprender mais sobre suas profissões ou para ministrar treinamento a profissionais locais sobre um determinado campo de atuação.

Os Subsídios Predefinidos contemplam treinamento de educadores da área da saúde e equipe de formação profissional e prestação de serviços médicos.

Os documentos de referência e os materiais de treinamento estão disponíveis no site do Rotary International em www.rotary.org/pt/grants.

SUBSÍDIOS DO ROTARY

O Plano Visão de Futuro recebeu o Edison Award por seu modelo de financiamento inovador. O nosso novo modelo de subsídios mostra que o Rotary é capaz de revolucionar e implementar grandes mudanças.

Ao adotar as seis áreas de enfoque, o Rotary se comprometeu com causas que os rotarianos já têm abordado por meio dos seus serviços, incluindo a erradicação da pólio.

Ao insistir que os Subsídios Globais apoiem somente projetos sustentáveis, o impacto do trabalho do Rotary será muito maior e duradouro, pois usaremos os nossos recursos com maior eficiência.

Ao aumentar a quantia mínima para um Subsídio Global, estamos assegurando um futuro saudável e próspero para milhares de mães, crianças, famílias e comunidades.

A grande maioria dos rotarianos que participaram da fase piloto concordou que o novo modelo de subsídios estava no caminho certo, avaliando-o como bom, muito bom ou excelente. A fase piloto permitiu que aprimorássemos o modelo, consertando aquilo que não funcionava.

Houve mais contribuições à Fundação de rotarianos em distritos pilotos do que em distritos não pilotos – mais um indício do amplo apoio que o novo modelo de subsídios oferece à nossa Fundação.

ADMINISTRADOR DISTRITAL

Os administradores distritais são responsáveis por gerenciar e promover os subsídios do Rotary no distrito, e também por distribuir os fundos e definir as normas referentes aos Subsídios Distritais.

DIRIGENTE DE CLUBE

Os dirigentes de clube são responsáveis por gerenciar os subsídios de seus clubes ou por delegar esta função a um associado. Portanto, o presidente eleito ou o rotariano escolhido deve participar anualmente do Seminário sobre Gerenciamento de Subsídios.

É OFICIAL

Embora tenha sido inicialmente criada como programa administrado pelos distritos, desde 1º de julho de 2013 o Conselho de Curadores reconhece a Sociedade Paul Harris como programa oficial da Fundação Rotária. A Sociedade Paul Harris reconhece rotarianos e amigos do Rotary que doam pelo menos mil dólares por ano ao Fundo Anual, Polio Plus ou subsídio aprovado da Fundação.

HISTÓRIA

A Sociedade Paul Harris foi criada em 1999 pelo ex-governador do distrito 5340 Wayne Cusick. Ele sabia que nem todos os rotarianos tinham condições de doar mil dólares por ano à Fundação, mas que muitos podiam ser incentivados a contribuir com esse valor ou até mais. Wayne introduziu o programa da Sociedade Paul Harris em seu distrito para incentivar e homenagear tais pessoas. A ideia se popularizou e rapidamente se espalhou pelo mundo.

BENEFÍCIOS

Os membros da Sociedade Paul Harris causam mudanças positivas em comunidades do mundo inteiro. Menos de 3% dos doadores da Fundação Rotária contribuem com no mínimo mil dólares por ano, porém suas contribuições representam 35% do valor de todas as doações anuais. Como a maior parte dos subsídios e atividades da Fundação são cobertos pelas contribuições ao Fundo Anual, os membros da Sociedade Paul Harris ajudam a determinar quantas pessoas, famílias e comunidades o Rotary pode ajudar por ano.

RECONHECIMENTO

A Sociedade Paul Harris é, e continuará sendo, uma das maneiras mais importantes de a Fundação reconhecer a generosidade dos doadores. Cada distrito rotário é incentivado a homenagear os membros da Sociedade de acordo com a vontade e a cultura de cada doador. Todos os membros têm o direito de receber uma insígnia em retribuição ao seu apoio. Usada com o distintivo de Companheiro Paul Harris ou de Doador Extraordinário, a insígnia ajuda a promover a conscientização de outros rotarianos sobre a existência e importância do programa. A Fundação também oferece um modelo de certificado da Sociedade Paul Harris e sugestões para eventos de reconhecimento a doadores.

* Os autores são José Carlos Carvalho e Celso Alves, coordenadores regionais da Fundação Rotária para as Zonas Rotárias 22A e 23A, e para a Zona 22B, respectivamente.