Clubes em Ação

Voltar

ACERVO

Voltar
Sou filho do rotariano Fortunato Antiório, fundador do Rotary Club de Osasco, em São Paulo, e de Mirinha Figueiredo Antiório. Na companhia deles, frequentei o Rotary Club de Osasco desde sua fundação – e a ele acabei associando-me. Participei de todas as Conferências do distrito 461, hoje 4610, e ocupei todos os cargos de relevância no meu clube (entre os quais a presidência em 1980-81, ano da Convenção Internacional de São Paulo) e na governadoria distrital, tendo sido governador em 1997-98. Integrei ainda as comissões de Desenvolvimento do Quadro Associativo e da Fundação Rotária, fui presidente das quatro Avenidas de Serviços e Instrutor Distrital.

No Rotary International, ocupei os cargos de training leader e de coordenador Zonal e Regional de Desenvolvimento do Quadro Associativo, fui membro do Comitê do Fundo Permanente da Fundação Rotária para a América do Sul; secretário-geral do Instituto Rotary de São Paulo; chairman da Conferência Presidencial para o Desenvolvimento do Quadro Associativo e a Redução da Mortalidade Infantil, em São Paulo; entre outras posições.

Casado com Ana Lúcia há 40 anos, temos a felicidade de quatro filhos extraordinários, que atuam como advogados, empresários e rotarianos. Temos também cinco netos maravilhosos, sendo três meninos e duas meninas – uma delas já participou de três Convenções Internacionais.

Comecei minha carreira profissional aos 13 anos como funcionário administrativo de uma grande empresa em Osasco. Ao ingressar no curso superior de engenharia, e não tendo recursos para pagar as mensalidades, comecei a ministrar aulas particulares de matemática em cursinhos, colégios públicos e privados, o que me deu a oportunidade de fundar uma pequena escola, que hoje se transformou em um dos melhores colégios da região de São Paulo. 

Convidado a participar da vida pública, ocupei o cargo de secretário municipal em diversas secretarias, fui presidente de empresas de economia mista e de uma das maiores fundações educacionais do país, a Fundação Instituto Tecnológico de Osasco, na época com 8.000 alunos.

Hoje atuo como presidente da Federação dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo, e sou diretor e coordenador jurídico do Sindicato das Escolas Particulares do Estado de São Paulo. Fui presidente da Federação da Associação Cristã de Moços do Brasil (YMCA) e atualmente sou vice-presidente da Associação Cristã de Moços de São Paulo, uma das maiores da América Lática.

No Conselho Diretor

Nunca imaginei ser diretor do Rotary International, mas quis o Deus Supremo que eu chegasse a esse patamar, talvez um dos mais importantes cargos que um rotariano poderia almejar. Desejo cumprir meu mandato com humildade, tolerância, abnegação e muito trabalho, pois devo ao Rotary minha formação humanística e profissional, fruto da convivência de 40 anos com rotarianos experientes, sérios, responsáveis e praticantes do lema Dar de Si Antes de Pensar em Si, assimilado por mim e por minha família.

Ser diretor de duas Zonas Rotárias com cinco apêndices (ou seja: 22A, 22B e 23ABC) é uma posição de responsabilidade no desenvolvimento do rotarismo no Brasil e nos países da América do Sul (Uruguai, Paraguai, Argentina, Chile, Bolívia, Peru e Equador), gerando a necessidade de orientar, sugerir, organizar e motivar os rotarianos para as causas que abraçamos como meta principal: colaborar, por meio do nosso empenho profissional, para que a paz reine em toda a humanidade.

Os rotarianos abraçaram a causa da erradicação mundial da pólio. Participando das reuniões do Conselho Diretor, recebi informações importantes de que a pólio será erradicada, se Deus quiser, no próximo ano, pois só falta um pouquinho para completarmos essa missão.

Outra missão importante que terei será a representação política do Brasil e da América do Sul junto ao Conselho Diretor, o que talvez seja o trabalho mais árduo, pois hoje nós vivemos problemas graves com relação ao desenvolvimento do Quadro Associativo – e teremos a necessidade de fazer com que os Rotary Clubs e os distritos sul-americanos tenham, no mínimo, 20 e 1.200 associados, respectivamente.

Próximos Institutos

Terei a incumbência de realizar dois Institutos Rotary anualmente, sendo um no Brasil e outro na América do Sul. O Instituto Rotary é uma reunião de todo o rotarismo, em suas respectivas Zonas, com a finalidade de congregar ex, atuais e futuros administradores do Rotary em uma reciclagem dos assuntos de maior evidência no momento. Esse encontro tem também a finalidade de promover o treinamento dos governadores eleitos, indicados e dos instrutores rotários, responsáveis pelas Comissões Distritais de Desenvolvimento do Quadro Associativo, Fundação Rotária, Delegados ao Conselho de Legislação e representantes da Comissão Interpaíses.

Em setembro deste ano, teremos aqui no Brasil o Instituto Rotary de Goiânia, a capital da eterna primavera. Anfitrionado pelos distritos 4530 e 4770, o evento ocorrerá de 4 a 11 de setembro. Entre os dias 24 e 30 de outubro, será a vez do Instituto Rotary de Mendoza, na Argentina, tendo o distrito 4865 como anfitrião.

Em 2012, o Instituto Rotary do Brasil será realizado em Vitória, no Espírito Santo, entre os dias 3 e 9 de setembro. No Uruguai, o Instituto Rotary de Punta Del Leste acontecerá entre 1o e 7 de outubro. Estamos preparando uma grande caravana de rotarianos brasileiros para ir a Mendoza e Punta Del Leste, sob a coordenação dos ex-governadores Amilton Medeiros Silva, do distrito 4610, e Roberto Luiz Barroso Filho, do distrito 4420.

O trabalho da diretoria do Rotary no Brasil e na América do Sul é de uma intensidade fantástica, exigindo de nós e de nossa equipe uma performance de trabalho e dedicação de larga escala. Para isso, tenho a certeza de que, ao lado dos meus companheiros diretores, governadores, ex e futuros governadores, motivaremos você, rotariano, com o auxílio sempre presente desta magnífica revista, ressaltando que o Rotary é uma organização de grandeza singular. Ao lado de nosso presidente Kalyan Banerjee e de sua esposa, Binota, sensibilizaremos todos para que, por meio do Conhecermos a Nós Mesmos, possamos Envolver a Humanidade.

Meus amigos rotarianos: juntem-se a mim para compreendermos que o Rotary é a nossa vida, o nosso coração e a nossa luz, e para que (junto de nossas famílias, amigos e colegas de trabalho) os projetos eficientes que executamos no passado tenham continuidade, criando novos planos e iniciativas para sermos o esteio da mudança em direção a um mundo melhor.

Que Deus nos abençoe e nos faça instrumento da paz para que consigamos tornar realidade os sonhos da humanidade.

* O autor é José Antonio Figueiredo Antiório, diretor 2011-13 do Rotary International.

Share This