O Rotary do amanhã

dez 1, 2015

capaO tempo conspira a favor da nossa organização

Há algumas décadas enfrentamos a estabilidade numérica no quadro associativo do Rotary. Muitos têm sido os estudos e sugestões para se encontrar uma fórmula que faça esse quadro associativo voltar a crescer. Nos últimos 20 anos foram vários e incansáveis os esforços para fortalecer a nossa organização com novos rotarianos, entretanto, os números gerais continuam os mesmos.

Nesse contexto, temos que tentar novas abordagens, que podem não oferecer resultados rápidos, mas que são potencialmente poderosas em longo prazo. E nessa abordagem do crescimento do quadro associativo em longo prazo, podemos destacar a fundação de clubes constituídos por novas gerações. Em unidades rotárias assim formadas dois fatores extremamente favoráveis aparecem, os quais irão conspirar a favor da nossa organização: tempo e espaço.

O espaço a que nos referimos é o das mentes jovens. Elas têm muito mais espaço livre para reter informações sobre a nossa organização. Os jovens são, por definição, seres em desenvolvimento, ávidos por novos conhecimentos para preencher um hiato natural à idade e moldar seu caráter e individualidade. O tempo deles é exatamente o tempo de vida que eles ainda têm pela frente. Hoje, um jovem de 15 anos com certeza terá, em média, uma caminhada de, no mínimo, 70 anos. E cada um destes anos terá uma parcela dedicada à nossa instituição. E, por fim, não nos podemos esquecer da simplicidade e transparência dos participantes dos clubes formados por novas gerações, nos quais tudo é mais fácil de realizar e concretizar.

* Leia a matéria completa na edição de dezembro da Brasil Rotário (digital ou impressa).