O Rotary constrói a paz criando a próxima geração de construtores da paz

fev 7, 2022

Sempre espero ansiosamente por fevereiro, mês do aniversário do Rotary, como um momento para relembrar nossa história. O que começou como uma pequena reunião em um escritório de Chicago, nos Estados Unidos, em 1905, logo se transformou em um movimento global – do qual você e eu fazemos parte hoje.

Em nosso calendário, fevereiro também é o Mês da Consolidação da Paz e Prevenção de Conflitos, quando celebramos um conceito central do Rotary: a busca pela paz e compreensão mundial.

Por meio dos nossos Subsídios Globais e Distritais, a Fundação Rotária é uma força pela paz – assim como o são todos vocês que usam esses fundos para fazer projetos. Um subsídio que promova a alfabetização pode levar a uma maior compreensão e segurança econômica na comunidade beneficiada e além dela. Isso estabelece as bases para a paz. Quando as comunidades não estão lutando por recursos hídricos escassos, porque têm um sistema de bombeamento de água funcionando, elas podem buscar a educação. A promoção da paz está entrelaçada em tudo o que o Rotary faz.

O trabalho de construir ativamente a paz e a compreensão tem sido uma marca registrada do Rotary desde seus primeiros dias. Porém, com a criação dos Centros Rotary pela Paz em 1999, iniciamos um capítulo novo e ousado dessa história. Este ano marca o 20º aniversário da primeira turma de bolsistas da paz. Nosso programa inovador continua mesclando uma forte compreensão acadêmica das raízes de conflitos com táticas práticas para resolver problemas do mundo real.

Apesar dos impactos da pandemia de Covid-19, os Centros Rotary pela Paz foram capazes de se adaptar, garantindo o mínimo de interrupções no programa. Agora, os alunos dos nossos sete centros estão retomando suas atividades normais. Isso inclui jovens construtores da paz em nosso mais novo centro na Makerere University, em Kampala, Uganda, que estão se preparando para aplicar seus novos conhecimentos e habilidades em uma região que precisa de soluções pacíficas.

O programa dos centros da paz continua crescendo. Nossa comissão de seleção está pesquisando possíveis locais no Oriente Médio ou Norte da África para abrir nosso oitavo Centro Rotary, com planos para sua inauguração em 2024. Esse é um passo significativo do Rotary na educação para a paz mundial, ao lançarmos as bases para as próximas gerações de bolsistas buscarem a construção da paz naquela região. E não paramos aí: nossa meta é abrir um Centro Rotary pela Paz na América Latina até 2030.

Nos últimos 117 anos, o Rotary cresceu e se tornou uma força global para o bem – promovendo a paz e a compreensão em todas as nossas iniciativas. O poder de permanência do Rotary, da Fundação e nosso compromisso de décadas com a paz são feitos que valem a pena comemorar, apoiar e sustentar para as gerações que nos seguirão.

* O autor é John F. Germ, chair 2021-22 do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.