O quão resilientes nós somos

dez 7, 2020

Ao olhar para 2020, reflito sobre como nossa vida mudou. A pandemia de Covid-19 trouxe dor e perda para muitos de nós. E, para quase todos nós, a vida diária, tempo em família e trabalho também mudaram. Chegamos ao final deste ano não de forma individual, mas estendendo a mão ao próximo, como sempre fazemos no Rotary. A cada ano que passa, mais me orgulho da nossa organização.

Vou lembrar de 2020 como um ano de grandes mudanças e força para nós, em que o Rotary não parou, apesar da pandemia. Removemos obstáculos, encontramos novas formas de nos conectar e adotamos novas abordagens de serviços humanitários, como projetos e arrecadação de fundos pela internet. Convidei duas rotarianas para contarem suas histórias, ilustrando como o Rotary se fortaleceu este ano.

Liza Larson Rotary E-Club Engage e Rotary Club de Plano East, Estados Unidos

Liza Larson
Rotary E-Club Engage e Rotary Club de Plano East, Estados Unidos

Quando a pandemia fez com que tudo fosse fechado, nosso E-Club recém-criado já estava prestando serviços pelo meio digital, inclusive internacionalmente. Catorze norte-americanas e eu, associadas de diferentes Rotary Clubs, estávamos usando o WhatsApp para orientar mulheres empreendedoras na zona rural da Costa Rica, ajudando-as a desenvolver sua empresa de ecoturismo: a RETUS Tours. O projeto cresceu e agora 30 rotarianas oferecem consultoria e ajuda com relação ao site e às mídias sociais da empresa. O mais importante é que continuamos construindo relacionamentos e capacitando essas mulheres para transformarem sua vida, e fazemos tudo isso pela internet. Até ajudei uma delas, a Rosa, a preparar uma apresentação em inglês para uma conferência internacional online. Embora o nosso engajamento com as costarriquenhas exija algumas atividades práticas, o impacto mais transformador não exigiu encontros presenciais. – Liza Larson, Rotary E-Club Engage e Rotary Club de Plano East, Texas, Estados Unidos.

Blessing Michael Rotary Club de Port Harcourt North, Nigéria

Blessing Michael
Rotary Club de Port Harcourt North, Nigéria

Eu era presidente do meu clube quando a Covid-19 eclodiu, e muitos associados ainda não tinham o Zoom. Apenas dez dos nossos 53 companheiros participaram da primeira reunião pela plataforma online durante a pandemia. Para ajudar a engajar nossos associados, pensei em convidar palestrantes de todo o mundo para as nossas reuniões. Muitos líderes do Rotary, um bolsista Rotary pela Paz e até o presidente Holger Knaack visitaram o nosso clube virtualmente. O índice de comparecimento às reuniões aumentou e, ao mesmo tempo, os custos diminuíram devido à eliminação das refeições. Mesmo alguns associados que trabalhavam fora da cidade e perdiam as reuniões voltaram a participar. O registro das nossas reuniões online no Meu Rotary aumentou as conexões com clubes de todo o mundo, e a reunião conjunta da qual Holger participou atraiu mais de 300 visitantes. Também arrecadamos mais fundos, com doações de associados e visitantes para nossos projetos. Para continuarmos sendo flexíveis para todos, passamos a fazer reuniões híbridas. Para mim, 2020 tem sido o melhor ano no Rotary, pois fiz muitos novos amigos. – Blessing Michael, Rotary Club de Port Harcourt North, Nigéria.

Essas histórias devem nos dar todas as razões para mantermos o otimismo em relação ao Rotary no ano que vem. Não estamos apenas sobrevivendo; estamos ganhando força. Estamos descobrindo o quão extremamente resiliente a nossa organização é. Estamos vendo, em primeira mão, como O Rotary Abre Oportunidades – mesmo durante uma pandemia – para crescer, conectar e engajar nossos associados e as comunidades a que servimos.

Diretamente da nossa casa, em Ratzeburg, Susanne e eu gostaríamos de desejar a você e à sua família um ótimo fim de ano. Mal podemos esperar por todas as coisas boas que 2021 trará.

* O autor é Holger Knaack, presidente 2020-21 do Rotary International.

** Fotos: Samuel Zuder.