Colunistas

O poder de correr riscos desconfortáveis

set 9, 2022

Recentemente, Nick e eu passamos um tempo na Guatemala, onde conhecemos pessoas maravilhosas do Rotary e suas famílias. Eu fui carinhosamente adotada pelas crianças como “tia Jennifer”. No terceiro dia, depois de visitar Patzún, nas montanhas do Planalto Ocidental, partimos para o lago Atitlán, onde precisávamos estar até o anoitecer. Se tivéssemos pegado uma estrada secundária, teríamos chegado mais rápido. Os moradores nos disseram que a via tinha acabado de ser repavimentada e garantiram que não teríamos problemas.

No começo do trajeto estava tudo indo bem. Passamos por plantações de café e milho que pareciam colchas de retalho decorando as encostas das montanhas. E, então, quando chegou a hora de atravessar um rio, vimos que a ponte não estava mais lá e que a única maneira de continuar seria fazendo a travessia no nosso pequeno ônibus. Apesar do receio, decidimos ir em frente e conseguimos atravessar com segurança.

Essa aventura me faz lembrar de duas verdades importantes no Rotary. A primeira é que podemos contar com a experiência local para realizar o que fazemos de melhor. E a segunda é que, às vezes, temos que correr riscos desconfortáveis para alcançar objetivos importantes.

Todos os dias, tenho a honra de aprender com os membros da nossa Família do Rotary. Cada lição é uma oportunidade de crescer e cada história adiciona um novo capítulo a este ano em que Imaginamos o Rotary.

* A autora é Jennifer Jones, presidente 2022-23 do Rotary International.

** Fotos: James Rodríguez.

Durante visita à América Central em abril, Jennifer Jones e o marido, Nick (à esquerda na foto), conversaram com Náthali Batzibal, uma estudante que eles apoiam por meio do Projeto de Alfabetização da Guatemala. Desde 1997, a iniciativa melhorou a educação nas áreas rurais do país fornecendo livros, treinando professores e concedendo bolsas de estudo.

A ex-bolsista Rosa Margarita Ixcoy Batz (à direita na foto), que também foi apoiada por Jennifer e Nick, posa com a mãe e a filha