Para aqueles que não conseguem ler estas palavras

set 9, 2022

Um dos meus livros prediletos, Breve história de quase tudo, de Bill Bryson, aborda a criação do universo e como um grãozinho que chamamos de Terra passou de uma bola de fogo com mares de  rocha derretida para a exuberante casa verde e azul que habitamos hoje. O argumento de Bryson é que foi um milagre a vida ter vingado no planeta. “Temos não apenas o privilégio da existência”, escreve Bryson, “mas, também, a capacidade de torná-la melhor.”

Temos sorte de saber ler as palavras deste e de outros livros. E temos a sorte de fazer parte desta organização que está tornando nosso mundo um lugar melhor, ajudando aqueles que não puderam ter educação formal. Estima-se que 773 milhões de adultos sejam analfabetos – a maioria, mulheres – que não sabem ler estas palavras nem escrever seu próprio nome. Eles estão em tremenda desvantagem na vida e enfrentam limitações de emprego remunerado. Tal situação não é culpa deles e o Rotary não os esqueceu. Em setembro, celebramos o Mês da Educação Básica e Alfabetização observando o impacto no longo prazo que o Rotary e a Fundação Rotária estão causando e como nós contribuímos para isso.

Só no ano passado, e de acordo com números preliminares, a Fundação Rotária aprovou 104 Subsídios Globais para projetos de educação básica e alfabetização, totalizando US$ 6,3 milhões. Isso se soma a décadas de trabalho executado por nossos clubes e distritos. Como australiano, estou especialmente orgulhoso do trabalho de Dick Walker, um ex-governador de distrito de Queensland, que usou o antigo Subsídio Equivalente da Fundação Rotária para desenvolver o método de ensino CLE, que foi adotado por líderes educacionais em todo o mundo.

No âmbito comunitário, nossos clubes são bem conhecidos pelas campanhas de incentivo à leitura que transformaram a vida de muitos. Mas quando reunimos vários clubes e distritos em projetos de larga escala da Fundação Rotária é que temos o potencial de impactar comunidades inteiras por gerações.

As oportunidades para o Rotary fazer a diferença na alfabetização são ilimitadas. Uma vez que a leitura e a escrita básicas são dominadas, o caminho está aberto ao aprendizado numérico, financeiro e digital.

Não desperdicemos a chance de melhorar o nosso cantinho do universo. Incentivo todos nós a pensarmos grande sobre alfabetização e educação para mudar o mundo – este mês e sempre.

* O autor é Ian Riseley, chair 2022-23 do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.