Escrevendo o futuro

mai 7, 2021

No clássico Lawrence da Arábia, Peter O’Toole interpreta T. E. Lawrence, o estudioso britânico, oficial militar e escritor que ajudou as tribos árabes em sua luta pela independência contra o Império Otomano.

Lawrence lidera um grupo de guerreiros beduínos pelo deserto para um ataque surpresa ao porto otomano de Aqaba. Ao chegarem ao fim do deserto, descobrem que um soldado, Gasim, caiu de seu camelo durante a noite. Mas já é de manhã, e os homens da tribo, liderados pelo xerife Ali, papel de Omar Sharif, avisam a Lawrence que seria inútil voltar para procurar Gasim, pois ele já estaria morto devido às tempestades de areia e ao calor escaldante. “A hora de Gasim chegou; estava escrito”, diz um dos soldados.

Mas Lawrence volta e encontra Gasim à beira da morte, cambaleando nas dunas. Quando eles retornam ao acampamento, Ali oferece água a Lawrence. Antes de beber um gole, Lawrence olha para ele e diz: “Nada está escrito”.

Essa cena inesquecível é mais do que uma citação de um filme magistral: representa uma maneira de ver o mundo. É um desafio ao fatalismo – aquela ideia de que devemos aceitar um determinado resultado por causa da maneira como sempre aconteceu. Não, diz Lawrence, a história ainda não está escrita.

Assim é com a Fundação Rotária. Ainda não saímos da tempestade de areia da pandemia de Covid-19 e das consequências econômicas provocadas por ela. E continuamos ocupados com o trabalho de aumentar a conscientização, entregar equipamentos essenciais de proteção individual e fornecer suporte para os trabalhadores da linha de frente.

Não sabemos o dia em que, ao lado de nossos parceiros na erradicação da pólio, anunciaremos que, pela segunda vez na história, uma doença foi erradicada. Mas sabemos que, por termos trabalhado firme durante décadas, o final dessa história será escrito em breve.

E graças à contribuição de 15,5 milhões de dólares da Otto & Fran Walter Foundation, estamos acrescentando um novo capítulo na história da expansão dos Centros Rotary pela Paz. O plano é oferecer o programa de aperfeiçoamento profissional por meio de um centro no Oriente Médio ou norte da África.

O Rotary está empenhado em muitos esforços nobres; é uma história contínua que me inspira ainda mais do que Lawrence da Arábia. Ainda não sabemos o nome do bebê cuja vida será salva por um subsídio de saúde materno-infantil do Rotary, ou o nome da menina que aprenderá a ler com o nosso apoio. Quando esses subsídios começarem, o seu distrito ou você estarão diretamente envolvidos?

Nada está escrito. Nós escrevemos a história.

* O autor é K. R. Ravindran, chair 2020-21 do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.