O grande desafio de 2018

mar 26, 2018

Programa distrital é proposto para aumentar cobertura vacinal contra a pólio em nosso país

Em termos globais, a luta contra a pólio mostra avanços consideráveis. Aqui no Brasil, porém, um detalhe preocupa: desde 2013, a cobertura vacinal contra a doença vem caindo ano a ano em todas as regiões brasileiras. Em 2016, o país apresentou a pior taxa de imunização dos últimos 12 anos: uma média de 84% de cobertura vacinal, quando a meta estabelecida pala Organização Mundial da Saúde é de pelo menos 95%. A diminuição mais acentuada se verificou na região Norte, que registrou 72% de imunização do público-alvo.

Em fevereiro, os coordenadores zonais brasileiros da iniciativa End Polio Now, Marcelo Haick e Pedro Durão, enviaram uma mensagem conclamando os governadores distritais e líderes brasileiros do Rotary a aderirem a um programa distrital para reverter o panorama. O comunicado foi acompanhando de um relatório que alerta para o fato de que em muitos municípios brasileiros os índices de vacinação estão abaixo de 50%.

Estratégias sugeridas
O programa preconizado estimula as lideranças distritais, “em articulação com os presidentes dos clubes”, a elaborarem uma estratégia de ação a partir de três iniciativas:

► Visitas a prefeituras e secretarias de saúde estaduais e municipais para reforçar o compromisso político com as campanhas de vacinação.

► Desenvolvimento de parcerias com entidades que possam facilitar o alcance às comunidades.

► Desenvolvimento de iniciativas para a conscientização e mobilização da comunidade, seja por meio de palestras em escolas, igrejas e associações de moradores, seja participando de eventos culturais. Sem esquecer a divulgação das campanhas em rádios, jornais, redes sociais e emissoras de televisão comunitárias.

“O sucesso deste programa depende da parceria entre as lideranças 2017-18 e 2018-19”, conclui o relatório, que recomenda “uma intensiva propaganda” nos Seminários de Treinamento de Presidentes Eleitos, Assembleias Distritais e Conferências Distritais. O programa deve culminar, explica o documento, com a mobilização de toda a Família do Rotary durante a campanha nacional de vacinação de 6 a 24 de agosto, com o dia D no sábado, 11 de agosto. A equipe de coordenadores, por sua vez, tem mantido contato com o Ministério da Saúde e pretende desenvolver parcerias com a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão e a Sociedade Brasileira de Infectologia com o objetivo de criar e divulgar vídeos institucionais.

Marcelo Haick e Pedro Durão também têm destacado a importância do Fundo Distrital de Utilização Controlada (Fduc) para a causa. “O Rotary International está incentivando fortemente os distritos do mundo inteiro a doarem um mínimo de 20% do seu Fduc para a prioridade número um do Rotary, que é a eliminação da pólio no mundo”, eles informam.

Os coordenadores passaram o recado sem esquecer o muito que já foi realizado – 99% de redução de casos de pólio desde 1988. “É muito gratificante estar junto com vocês na campanha End Polio Now: essa contagem regressiva para entrar para a história”, concluem na mensagem.

As etapas do programa de apoio à vacinação

1. As lideranças 2017-18 e 2018-19 do Rotary e comissões afins devem liderar o processo.

2. Desenvolvimento de um plano de ação para a campanha nacional de vacinação em agosto.

3. Divulgação do plano e engajamento dos presidentes e seus clubes.

4. Elaboração de uma agenda consistente de eventos.

5. Visitas a autoridades estaduais e municipais (prefeitos e secretários).

6. Desenvolvimento de um plano de marketing e busca de parcerias locais.

7. Estabelecimento de um plano de mobilização, especialmente nos dias da campanha de vacinação.