Novo modelo de subsídios está evoluindo

Depois de muito planejamento e uma fase piloto de três anos, em novembro de 2013 chegamos ao quinto mês de uma nova realidade para todo o mundo rotário, transformando sua visão de fazer o bem no mundo com nosso novo modelo de subsídios. É uma caminhada com grandes desafios, porém é motivador ver a busca dos distritos por mais conhecimento por meio de suas primeiras experiências. As dúvidas e os questionamentos são muito importantes e naturais ao iniciarmos o uso deste novo modelo, que seguramente será mais adequado e aperfeiçoado quanto maior for sua utilização pelos rotarianos de todo o mundo. Esta é a hora de partirmos para a ação.

As Comissões da Fundação Rotária dos distritos e clubes devem motivar treinamentos para que os líderes possam conhecer todo o material disponibilizado sobre esta mudança histórica. Os tipos de atividades que podemos desenvolver estão focados em Projetos Humanitários, Bolsas de Estudos e Equipes de Formação Profissional. Rumo ao centenário da nossa Fundação Rotária, em 2017, precisamos trabalhar arduamente pelo reconhecimento da relevância dos serviços humanitários que prestamos em todo o mundo.

Os Documentos de Referência e os Materiais de Treinamento relativos a este tema estão disponíveis em nosso site www.rotary.org/pt/grants.

Fundação com ótima avaliação
Mais uma vez, a Fundação Rotária recebeu quatro estrelas do Charity Navigator, o maior e mais prestigiado avaliador independente de organizações sem fins lucrativos dos EUA. A classificação é a mais alta concedida pela entidade e reconhece a boa gestão financeira e o compromisso com prestação de contas e transparência de nossa Fundação.

A Charity Navigator avalia milhares de organizações sem fins lucrativos por ano, e apenas uma em quatro delas ganha esta classificação máxima. A distinção deste ano marca a sexta vez em que a Fundação Rotária é prestigiada, colocando-a entre os 3% das melhores instituições do tipo nos EUA. Em uma carta à Fundação, Ken Berger, presidente da Charity Navigator, escreveu: “Esta designação excepcional destaca a eficácia da Fundação Rotária e mostra ao público que ela é digna de sua confiança.”

Revendo as metas para 2013-14
O presidente do Conselho de Curadores da Fundação Rotária, Dong Kurn Lee, nos pede prioridade em quatro metas para este ano. A primeira delas é a erradicação da paralisia infantil. Por conta de um surto na região conhecida como Chifre da África (Somália), a maioria dos casos de pólio em 2013 (mais de dois terços deles) vem de países que antes estavam livres da doença (Etiópia, Quênia, Sudão do Sul e Somália). Entre os países endêmicos (Afeganistão, Paquistão e Nigéria), os casos estão abaixo de 40% em relação ao mesmo período do ano passado, o que indica progresso, particularmente no Afeganistão e na Nigéria.

Nossa contribuição é de extrema importância neste momento, pois a equiparação da Fundação Gates de dois dólares para cada dólar doado pelo Rotary, até um máximo de 35 milhões de dólares por ano, vai ajudar a fechar a lacuna de financiamento para que a erradicação seja completada até 2018 – a um custo total estimado de 5,5 bilhões de dólares.

A segunda meta para este ano é promover nosso senso de propriedade e orgulho em relação à Fundação Rotária, que proporciona um impacto real na vida de muitas pessoas com projetos importantes ao redor do mundo.

A terceira meta é o lançamento do nosso novo modelo de subsídios e a implementação em todo o mundo de sua estrutura simplificada, na qual os clubes podem solicitar subsídios à Fundação Rotária e concentrar os esforços financeiros em projetos sustentáveis.

O conceito de que ao trabalharmos juntos somos capazes de muito mais é a essência do Rotary. Com o Polio Plus e nossos parceiros estratégicos, vimos o quanto mais o Rotary é capaz de fazer quando se junta a outras organizações – e como a cooperação constrói pontes para um melhor entendimento entre as pessoas. Por tudo isso, nossa quarta meta é o engajamento em projetos inovadores voltados a parcerias criativas que conduzam a um mundo mais justo e pacífico.

Novembro é o Mês da Fundação Rotária
Para comemorar o Mês da Fundação Rotária, vamos ampliar ainda mais nosso apoio à erradicação da poliomielite, organizando um evento de arrecadação de fundos e aumentando assim a conscientização pública a respeito de nosso trabalho. Adicione sua foto ao Maior Comercial do Mundo visitando o link http://thisclose.endpolio.org/pt e mostre que Falta Só Isto para erradicarmos a doença.

Expresse seu reconhecimento e gratidão aos doadores que são essenciais para garantir e ampliar os programas humanitários da Fundação que tantos benefícios trazem às pessoas. A Fundação Rotária outorga pontos de reconhecimento a doadores que contribuem ao Fundo Anual ou ao Fundo Polio Plus, ou àqueles que patrocinam parte de um subsídio da Fundação. Os doadores recebem um ponto de reconhecimento para cada dólar contribuído a estes fundos. Os doadores podem transferir seus pontos de reconhecimento a outra pessoa para nomeá-la ou ajudá-la a se tornar Companheiro Paul Harris ou Companheiro Paul Harris por Doações Múltiplas.

Mobilize seu clube com uma grande comemoração neste mês em que celebramos os 96 anos de serviços prestados à humanidade por meio da nossa Fundação Rotária.

* Os autores são José Carlos Carvalho e Celso Alves, coordenadores regionais da Fundação Rotária para as Zonas Rotárias 22A e 23A, e para a Zona 22B, respectivamente.