Colunistas

O coração do Rotary

nov 3, 2021

Rotarianos ao redor do mundo perseguem, em termos de padrão de comportamento e ações humanitárias, a busca da excelência.

Um aspecto chave que diferencia as organizações, empresas e associações são os valores, as ideias fundamentais em torno das quais se constrói a organização. São conceitos não negociáveis, aqueles que representam as convicções dominantes.

Dentre os cinco elementos que nos motivam e direcionam as ações dos associados, possuímos um valor focado especificamente na prestação de serviços humanitários. E tão importante quanto definir os valores de uma organização é saber colocá-los em prática. Os valores somente poderão ser descobertos por meio de experiências práticas, sendo fundamental para tanto que clubes e distritos participem efetivamente dos programas da fundação Rotária.

A declaração de visão do Rotary diz: “Juntos, vemos um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas comunidades e no mundo todo”. Essa declaração identifica as aspirações da organização, cria um clima de envolvimento e comprometimento com nosso futuro.

O presidente do conselho de curadores, John Germ, define a Fundação Rotária como o coração do Rotary, pois por meio da energia e paixão poderemos transformar a nossa declaração de visão em realidade.

Como parte de uma organização internacional, temos demonstrado de forma efetiva a concretização dos serviços humanitários.

O Rotary Club de Caxias do Sul percebeu a necessidade de um banco de leite materno na região da serra gaúcha, para melhorar o cuidado oferecido aos recém-nascidos, e foi inaugurado um Banco de Leite Humano no Hospital Tacchini, em Bento Gonçalves. Com investimento de mais de US$ 43 mil, os Rotary Clubs gaúchos adquiriram todo o mobiliário e equipamentos necessários, como pasteurizador, refrigerador, aparelho para banho-maria, armários, bancadas e equipamento de informática. Os benefícios que a alimentação com leite humano traz para a recuperação dos recém-nascidos na UTI, segundo a nutricionista e responsável pelo serviço, “melhora o tempo de internação, a qualidade de vida, reduz o risco de infecções; tendo leite materno, quanto mais prematuro o bebê, mais ele se beneficia”.

Outro exemplo é como os rotarianos têm atuado em relação ao meio ambiente. O projeto descrito a seguir combina a preservação da natureza e a geração de renda. foram os associados do Rotary Club de Maceió-Farol que desenvolveram o Plantando Agroflorestas no semiárido nordestino.

Os pequenos agricultores apresentavam dificuldade em conciliar a preservação da natureza com a necessidade de ter suas plantações para alimentar suas famílias e gerar alguma renda. O projeto recebeu um investimento de US$ 33 mil, unindo a plantação de alimentos com árvores nativas da região, permitindo maior produtividade, com sustentabilidade do solo, e mais ganhos para os agricultores, que vivem da renda dos excedentes das colheitas, vendidos em feiras locais, beneficiando cerca de 60 famílias na região.

Crianças salvas na UTI a partir do aleitamento materno ou famílias que melhoraram sua renda e preservaram a natureza são resultados de projetos desenvolvidos e realizados localmente.

A implantação de um projeto traz melhorias no longo prazo. Talvez nunca conheçamos as crianças e famílias em Bento Gonçalves, nem os produtores agrícolas no semiárido, e este é o significado maior de sermos rotarianos: a mágica, a energia e a paixão de transformar a vida de tantos por meio do coração do Rotary – a Fundação Rotária!

* O autor é Marcelo Haick, curador 2021-23 da Fundação Rotária.

diretoria@hso.com.br