O companheirismo é a nossa força motriz

mai 24, 2017

O companheirismo está sempre em foco, em todos os momentos da nossa vida rotária, enaltecendo o valor de exercitarmos essa prática salutar que caracteriza a nossa instituição e faz o Rotary ser diferente de outras organizações sociais. Aliás, o nosso fundador, Paul Harris, em inúmeros pronunciamentos caracterizou o companheirismo como “algo maravilhoso que ilumina as sendas da vida e espalha alegria. É a pedra fundamental sobre a qual o Rotary foi criado.”

Todos os dias comprovamos em nosso relacionamento que o companheirismo se define pelo convívio cordial, a amizade leal e sincera, a tolerância, e a compreensão mútua e perene que reflete toda a filosofia rotária. É um sentimento de afeto solidário, de carinho, amabilidade, compreensão, solidariedade, enfim.

Inegavelmente, o salutar companheirismo rotário gera a participação espontânea nas diversas atividades dos clubes. Obviamente, o Rotary é acima de tudo participação, que deve ser realizada com idealismo, entusiasmo, dedicação e, sobretudo, com responsabilidade, tendo sempre em mente que companheirismo é fomentar o conhecimento recíproco e a amizade sincera entre os associados do clube, pois ele é a força motriz do Rotary.

Companheirismo também é atuar com abnegação em prol da consecução dos objetivos que conduzem ao bem-estar e à felicidade da comunidade à qual pertencemos, enriquecendo e promovendo o Rotary por meio do trabalho com dedicação e amor ao próximo.

O rotariano é um indivíduo que reúne algumas qualidades que nem todos possuem: probidade, amor ao próximo, solidariedade, tolerância, ética, integridade moral, compreensão e uma inabalável capacidade de lutar por um mundo melhor, de trabalhar para reduzir as desigualdades sociais e de esforçar-se por um futuro em que o mundo que nos rodeia seja habitado por seres humanos mais compreensivos, mais solidários e menos egoístas.

Ao ingressarmos em um clube de Rotary, juntamo-nos a líderes de todas as culturas, de todas as profissões e áreas de atuação e passamos a frequentar um ambiente muito fértil para a troca de ideias. Envolvemo-nos em projetos que criam mudanças positivas em nossas comunidades, e cujo sucesso se refletirá em nossas vidas.

Tudo isso, claro, sem falar que o Rotary, em qualquer parte do mundo, é uma maravilhosa escola de companheirismo. Descubra que o Rotary é diferente de tantas outras organizações e aprenda que servir à humanidade é a melhor obra de uma vida.

* O autor é José Ubiracy Silva, diretor 2015-17 do Rotary International.

Para fazer comentários e sugestões sobre esta coluna, escreva para joseubiracy@ebge.com.br

(Mensagem de junho de 2016)