Colunistas

O ano em que o Rotary se reinventou

jun 1, 2021

Em janeiro do ano passado, quando anunciei meu lema O Rotary Abre Oportunidades e falei das mudanças que a organização precisava abraçar, não tínhamos noção de como as coisas mudariam tão rapidamente. Há tempos, costumo ver os desafios como oportunidades – e neste período 2020-21 aproveitamos todas elas para reimaginarmos o Rotary. Por muito tempo, falamos de como flexibilizar o Rotary e torná-lo mais adaptável, e até fizemos alguns experimentos. Neste ano, nós fomos o experimento e, modéstia à parte, tivemos sucesso! As reuniões online são agora rotineiras e os clubes recebem convidados de todo o planeta.

Susanne e eu adoramos conhecer membros da Família do Rotary mundo afora e, em 2020-21, sentimos falta de fazê-lo como antes, presencialmente. Contudo, para mim, viajar pelo mundo virtualmente foi uma nova maneira de viver o Rotary! Conheci milhares de pessoas a mais do que teria conhecido de outra forma. Depois que assumi a presidência, ainda não fui ao meu escritório em Evanston, nos Estados Unidos, onde fica a Sede Mundial do Rotary, mas encontramos outras formas de trabalhar e cortamos custos com viagens.

Este é o Rotary que vivenciamos em 2020-21: ágil, adaptável e criativo. Agora, é só seguirmos adiante e não voltarmos a ser como éramos antes da pandemia. Vamos aplicar o que aprendemos e oferecer experiências e oportunidades novas para nossos associados, como a normalização mais abrangente e regular da participação online.

Para que nossos clubes continuem fortes, precisamos de um Rotary mais jovem e diversificado em todos os níveis. É certo que o termo diversidade assume significados diferentes conforme a região, mas eu os incentivo a receber de braços abertos pessoas de todas as origens. Outra coisa que podemos fazer é aumentar o número de mulheres e ampliar a sua atuação em todos os níveis e lugares.

Estou contente em saber que muitos agora veem clubes de Rotary e Rotaract em pé de igualdade. Vamos continuar nessa direção, convidando os rotaractianos para participar de tudo o que fazemos. Não podemos desperdiçar nenhuma oportunidade de colaboração com esses jovens líderes. Em vez disso, só temos a ganhar ao trabalhar com o Rotaract e explorar as nossas novas abordagens.

Estou muito orgulhoso do trabalho que o Rotary tem feito no enfrentamento da Covid-19, defendendo a distribuição justa de vacinas e combatendo a desinformação. Isso é muito bom, mas não podemos desviar nossa atenção da pólio. Além disso, agora temos novas oportunidades de trabalho numa outra área de enfoque: o meio ambiente.

O mundo de hoje é diferente daquele de quando eu anunciei o lema O Rotary Abre Oportunidades, mas podemos nos orgulhar de como o Rotary se reinventou desde então.

Susanne e eu somos gratos por todas as oportunidades de servir à organização neste período especial – um ano em que descobrimos um novo significado para Dar de Si Antes de Pensar em Si. Vemos o Rotary como uma comunidade de pessoas que colocam seus valores em prática. Nestes tempos atípicos, não resta dúvida de que devemos dar maior ênfase ao servir. Essa é a nossa chance de mostrar como nossos associados vivenciam o serviço.

Há inúmeras oportunidades para mudarmos o mundo. Juntos, devemos aproveitá-las e abrir portas para coisas ainda maiores e mais ambiciosas. Quando abrimos as portas para novas ideias, nossa mente e nosso coração também se abrem.

Jamais nos esqueçamos disto: tudo que fazemos no Rotary abre uma oportunidade para alguém em algum lugar do mundo.

* O autor é Holger Knaack, presidente 2020-21 do Rotary International.