Clubes em Ação

Voltar

ACERVO

Voltar

Juntos, estamos começando mais uma emocionante jornada

“O futuro tem muitos nomes. Para os fracos é o inatingível. Para os medrosos é o desconhecido. Para os corajosos é a oportunidade.” – Victor Hugo

Querida Família Rotária: no alvorecer de um novo ano rotário, você e eu temos diante de nós uma visão ampla dos desafios e das oportunidades. Juntos, estamos começando uma nova e emocionante jornada; e como em qualquer viagem, é útil prepararmos o roteiro. É por isso que, ano após ano, estabelecemos as metas que queremos alcançar, pois elas nos ajudam a concentrar no objetivo estabelecido, ao mesmo tempo em que fortalecem a nossa união, enquanto juntos trilhamos o mesmo caminho, com passos firmes, seguindo os ideais do Rotary.

Qual é a minha meta como diretora do Rotary International? Para quem passou praticamente toda a vida sob influência positiva do Rotary, minha tarefa será retribuir à organização e à sua gente tudo de bom que recebi, primeiro como filha de um rotariano e, depois, como esposa e mãe de rotariano. O Rotary sempre fez parte da minha vida, por isso promover seus objetivos, contribuir para que mais pessoas conheçam o trabalho que realizamos e apoiar as novas gerações serão as minhas prioridades.

Sonhos e esforços
Em minha opinião, ser diretora do Rotary International significa liderar líderes, orientar a vontade, ajudar os clubes e distritos a cumprir metas e superar resultados. É compartilhar sonhos e esforços de homens e mulheres para conseguir deixar uma forte marca positiva em nossos distritos, países e no mundo que nos rodeia. É uma nova oportunidade de servir aos outros.

Durante dois anos, terei a honra de representar no Conselho Diretor toda a nossa América Latina, ou seja, as zonas rotárias 22A e B; 23A, B e C; e 21A, que reúnem 74 distritos, 21 países e 100 mil rotarianos. Isso é uma enorme responsabilidade e, ao mesmo tempo, um grande privilégio. Porque assumir uma posição de liderança em qualquer organização envolve direitos e obrigações, mas no Rotary isso gera apenas obrigações – e é o bom cumprimento delas que produz o reconhecimento daqueles que o cercam e, definitivamente, este é o direito esperado por aqueles que doam tempo, recursos, conhecimentos e sua vocação para servir.

Como responsável pelo Plano Regional Trienal de Desenvolvimento do Quadro Associativo, meu trabalho preparatório inicial incluiu convocar os coordenadores regionais do Rotary, da Imagem Pública e da Fundação Rotária, juntamente com suas equipes, para realizarmos treinamentos conjuntos em Buenos Aires, São Paulo e no Panamá. Essas reuniões foram muito bem-sucedidas, e isso é um fato para entrar na história, já que marca a tendência de unirmos os esforços em nível regional, o que, eu tenho certeza, trará frutos.

Estou satisfeita e feliz com os resultados alcançados, pois sei que enfrentarei meu novo desafio com o apoio de um grupo de pessoas dedicadas e responsáveis. Junto a elas estão os governadores de distrito 2013-14, os quais tive a sorte de conhecer e treinar nos Seminários de Treinamento de Governadores Eleitos realizados em Bogotá, Punta del Este e Vitória, e que estão conscientes da grande missão de que são responsáveis.

Encontros regionais
Em meu primeiro ano, serei convocadora de dois Institutos Rotary. O primeiro deles, para as Zonas 22 A e B e para a Zona 23 A, será realizado em Foz do Iguaçu, entre os dias 5 e 7 de setembro, no Hotel Bourbon. Toda informação sobre este evento está no site www.institutorotaryfoz.org.br (leia também a reportagem das páginas 32 e 33 desta edição). Com a maravilha das Cataratas, a energia de Itaipu e a magia do Rotary, estou certa de que teremos um encontro excepcional nessa parte do mundo rotário.

O segundo Instituto, destinado às Zonas 23 B e C, será realizado em Buenos Aires, na Argentina, entre 10 e 12 de outubro. Esta cidade cosmopolita irá abrir suas portas para recebê-los. Desde já peço que visitem www.institutorotariobuenosaires2013.org e encontrem a motivação para participar e viver o Rotary plenamente. A sede será o Hotel Panamericano, a metros do Obelisco, no coração dessa emblemática cidade. E, sem dúvida, a abertura será lembrada por anos!

Além dessas duas reuniões, o presidente Ron Burton pretende organizar um Simpósio Presidencial para as Novas Gerações. Já estamos trabalhando para preparar uma grande reunião em que a juventude possa ter oportunidade de compartilhar ideias e experiências, além de planejar o futuro. Tão logo tenha mais informação, eu as comunicarei.

Em nível pessoal, minha tarefa terá outras facetas interessantes. Não apenas serei a primeira mulher a ocupar o cargo de diretora do Rotary International para a América Latina, como também trabalharei com outras três diretoras – duas delas dos EUA e uma da Suécia. Os votos de nós quatro representam quase 25% do poder de decisão do Conselho Diretor, o que é mais um feito histórico, já que este percentual está acima da média mundial de mulheres em nosso quadro associativo, hoje por volta de 18%.

Como você pode ver, há muito trabalho pela frente. O roteiro para a emocionante viagem que inicio este mês está traçado e eu confio que, com o apoio de vocês e de minha família, posso alcançar a meta e concretizar esses e muitos outros sonhos que compartilharemos ao longo do ano.

Apenas peço a Deus que abençoe nossas boas intenções para que, sob a influência do inspirador lema Viver Rotary, Transformar Vidas, e por meio do serviço dos homens, das mulheres e dos jovens do Rotary, possamos, juntos, fazer do mundo um lar, da sociedade uma família, e da história um encontro de irmãos. Que assim seja!

* A autora é Celia Giay, diretora 2013-15 do Rotary International.

Share This