Nossos valores compartilhados

dez 6, 2022

Todos nós tomamos centenas, ou mesmo milhares, de decisões diariamente. Sempre que preciso tomar uma decisão importante, lembro Roy Disney, cofundador do que veio a se tornar a Walt Disney Co.: “É fácil tomar decisões quando você conhece os seus valores”.

Cada um de nós traz um conjunto de valores pessoais para nossos clubes. O Rotary também se une por um conjunto de valores fundamentais – serviços humanitários, companheirismo, diversidade, integridade e liderança – que orientam nossas decisões e nos estimulam a agir e, com isso, mudar o mundo.

Outro valor forte do Rotary é nosso espírito de doação. Desde os associados que oferecem seu tempo para projetos humanitários aos membros da Sociedade Arch Klumph, que turbinam a nossa Fundação com doações monetárias, os rotarianos estão entre as pessoas mais generosas que já conheci. A combinação de nossa generosidade pessoal com as inúmeras maneiras que o Rotary nos oferece para retribuir faz com que sejamos uma força global do bem.

No Rotary, nós damos um passo adiante. Também valorizamos a boa administração, planejamento e sustentabilidade. Mais do que apenas doar, no Rotary nós doamos de forma inteligente. Sabemos que incorporar a sustentabilidade em nossos projetos significa que seu impacto será sentido em longo prazo.

Em suma, por meio da Fundação, suas doações continuam dando frutos.

Por isso, doar para a Fundação Rotária é uma das decisões mais inteligentes que você pode tomar. Você sabe que sua doação estará alinhada aos valores que preza e será administrada por seus companheiros no Rotary, que compartilham esses valores.

É um eufemismo dizer que, ao doarmos ao Rotary, nós também recebemos. Como alguém que teve o privilégio de visitar centenas de projetos da Fundação em todo o mundo, posso dizer que o presente que recebemos em troca é inestimável.

Espero que você possa ter a mesma sorte que tive de presenciar o olhar de espanto no rosto de uma pessoa que voltou a enxergar com nitidez, numa clínica oftalmológica em Chennai, na Índia. Ou os sorrisos largos de crianças guatemaltecas que aprenderam a ler graças ao Rotary. Ou ainda as lágrimas de gratidão de um pai paquistanês cujo filho recebeu as duas gotas da vacina contra a pólio. Então compreenderá melhor o que estou dizendo. Temos a sorte de poder servir à humanidade apoiando nossa Fundação Rotária.

Durante esta temporada de doações, agradeço por sua generosidade com a Fundação Rotária e por todas as formas pelas quais você contribui com a nossa grande organização. Juliet e eu enviamos nossos mais calorosos votos de boas festas a todos vocês.

* O autor é Ian Riseley, chair 2022-23 do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.