Colunistas

Nosso compromisso com a prevenção e o tratamento de doenças

dez 2, 2021

Em seu calendário anual, o Rotary designou o mês de dezembro como o da Prevenção e Tratamento de Doenças. Aspecto que constitui uma das áreas de enfoque tanto para o Rotary como para a Fundação Rotária.

Historicamente, o Rotary teve e tem um compromisso importante com a saúde pública, o que se tornou evidente com o extraordinário programa de erradicação da pólio, que nos colocou como líderes de uma luta que beneficiou mais de 2,5 bilhões de crianças em todo o mundo.

Na hora atual, frente à pandemia que afeta a humanidade, o Rotary, com autoridade, faz sentir sua voz e aposta mais uma vez na vacinação como parte da solução para a crise sanitária que aflige o planeta. E colocou sua experiência à disposição para colaborar com a resolução dessa situação, que gerou a lamentável perda de milhões de seres humanos e paralisou a vida em diversos âmbitos do trabalho cotidiano.

Com nossas ações, nós, rotarianos e rotaractianos do mundo, temos validado com vantagem, nestes tempos de pandemia, que o Rotary é a primeira organização de ajuda humanitária do planeta e que o nosso compromisso com a prevenção e o tratamento de doenças é parte do nosso excepcional legado.

* O autor é Julio César Silva-Santisteban Ojeda, diretor 2021-22 do Rotary International.