Colunistas

Nosso apoio a mães, bebês e refugiados

abr 1, 2020

Caros rotarianos e integrantes da Família do Rotary,

Passo bastante tempo pensando na família. Não apenas na minha ou na Família do Rotary, mas em todas as outras que ajudamos diariamente nas comunidades onde atuamos. Em muitas partes do mundo, mães e filhos enfrentam desafios que a maioria de nós não faz ideia. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o risco de mulheres em países de baixa renda morrerem durante a gravidez, o trabalho de parto ou por causas correlatas é 120 vezes maior se comparado ao de mulheres em países desenvolvidos. Globalmente, o índice de mortalidade infantil está caindo. No entanto, 4 milhões de bebês ainda morrem antes de completar um ano de vida.

Em abril, o Rotary volta sua atenção à saúde materno-infantil. Nesta área de enfoque, uma fonte de inspiração é o Rotaract Club de Calabar South-CB, da Nigéria. Seus associados formaram parceria com o Rotaract Club de Canaan City (CB) para realizar um programa de orientação a mães sobre melhores práticas para evitar a mortalidade infantil e promover a saúde delas e de seus bebês depois do parto. Em Bangladesh, o Rotary Club de Dhaka North propicia cirurgias gratuitas e remédios para gestantes sem condições de arcar com os custos do pré-natal e do parto. Acesse o site ideas.rotary.org para conhecer outros projetos do Rotary que estão salvando a vida de mães e bebês.

Ao longo da última década, testemunhamos milhões de pessoas – famílias e comunidades inteiras – sofrendo por causa de conflitos, pobreza e catástrofes que geraram milhões de refugiados. Diante dessas adversidades, o Rotary fez seu papel, contribuindo com o bem-estar daqueles que perderam praticamente tudo.

No Dia do Rotary nas Nações Unidas, em novembro passado, prestamos homenagem a cinco rotarianos e uma ex-bolsista que estão entrando em ação pelos refugiados. Entre eles está Ilge Karancak-Splane, do Rotary Club de Monterey Cannery Row, dos Estados Unidos. Após visitar vários campos de refugiados na Turquia, ela liderou uma iniciativa que coletou mil pares de calçados e meias infantis para as pessoas abrigadas. O projeto resultou na solicitação de um Subsídio Global da Fundação Rotária na área de educação infantil. No mês passado, Gay e eu visitamos um assentamento em Torbali, onde vimos em primeira mão o excelente trabalho de rotarianos da Turquia e dos Estados Unidos para ajudar os refugiados sírios.

As dificuldades enfrentadas por comunidades de refugiados ao redor do planeta são tremendas. Entretanto, ao observarmos como O Rotary Conecta o Mundo, começamos a ver como podemos vencê-las. Com criatividade, recursos, dedicação e sua vasta rede de contatos, o Rotary abrirá oportunidades para superarmos esses desafios.

* O autor é Mark Daniel Maloney, presidente 2019-20 do Rotary International.